O Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) Pedro da Silva Mota, no Jardim Guaicurus, abriu as portas nesta quarta-feira e já começa com o atendimento de 279 crianças. A unidade beneficia uma região de Dourados já bastante populosa e em constante expansão, que inclui o Poravi, Dioclécio Artuzi e Harrisson de Figueiredo. “Além de novos alunos, as crianças dessa região que estavam em outros Ceims foram transferidas para este com o objetivo de facilitar o acesso”, lembra a secretária de Educação, Mariniza Mizoguchi.
“Nosso Ceim é grande, tem boa estrutura e uma equipe preparada e capacitada para atender as crianças desta região”, relata a coordenadora geral da unidade, Edna Tardiani de Oliveira Flores. Ela lembra que os materiais escolares e uniformes já estão sendo entregues aos alunos gradativamente, assim como acomodados os novos estudantes na estrutura que está iniciando as atividades.
A coordenadora pedagógica Antonieta Moraes Nascimento, lembra que o papel dos Centros hoje vai além de apenas cuidar das crianças. “Tudo que eles fazem hoje dentro da unidade pode ser um momento lúdico, desde o banho, a merenda, até as brincadeiras em sala de aula”, lembra. Desde o berçário até o pré, os alunos são incentivados ao estímulo, a coordenação motora, a convivência com os colegas.
“Trabalhamos para que o aluno saia daqui com uma noção do que é o ambiente escolar e também preparado para aprender a ler e a escrever. Dessa forma a alfabetização é feita de forma ainda mais eficaz”, acrescenta Antonieta.
Com informações da assessoria de comunicação da prefeitura de Dourados, a vendedora Ana Lucia Virginio Gomes Romeiro, 30, que matriculou a filha Nicole, 4, conta com essa preparação. “Aqui ela aprende a dividir com outras crianças, a conviver. Sai mais preparada para ir à escola”, lembra. Antes de conseguir a vaga no Ceim ela precisava pagar uma babá para ficar com a filha e poder trabalhar. “Para mim é um alívio por esse lado também, agora a babá precisa só ficar meio período. É uma economia para mim”, lembra.
Jaqueline Ferreira Palacio, 19, conseguiu matricular a filha Fabiane, 1, e para ela esta é a oportunidade para poder trabalhar. “Eu precisava ficar em casa para cuidar dela, agora poderei procurar um emprego”, conta a mãe.
Nos Ceims, os alunos têm quatro refeições por dia, os profissionais que os acompanham em sala possuem formação superior na área e os prédios passam por manutenção periódica para garantir o conforto dos alunos. Os estudantes ainda recebem o kit escolar com tudo o que precisam para o ano letivo, além de uniformes, tênis e mochilas para que se sintam iguais aos colegas a partir do momento que entram nas unidades.
Com muito planejamento, desde que assumiu a prefeitura, Murilo vem fazendo com que mais mães e crianças vivam essa realidade. Tenham onde deixar os filhos para que possam trabalhar, em locais onde ficam bem cuidados ao mesmo tempo em que aprendem com profissionais de qualidade e estrutura adequada.
Mais um Ceim entrará em funcionamento, com previsão para abrir as portas a partir de junho no Estrela Guassu. Além deste, mais nove estão em obras previstas para ficarem prontas em breve.
Quando Murilo assumiu a prefeitura, Dourados contava apenas com 29 Ceims. Com a realização de convênios e construção de novas unidades, o município passou a contar com 38 unidades para atender as crianças. Eram cinco mil crianças atendidas em 2011, este ano atingiu 7 mil e até o final da administração a meta é chegar a 10 mil matrículas nestas unidades de educação infantil.
“Todas as regiões da cidade precisam destas unidades, por isso a administração do Murilo trabalha para que mais Ceims entrem em funcionamento. Mas, para isso não pensamos apenas na estrutura física, também visamos a qualidade no aprendizado das crianças” relata a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi.