A exemplo do que foi feito com avenida Marcelino Pires, em Dourados, a qual foi totalmente revitalizada no final deste ano, o mesmo será feito com a Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves, outras duas vias principais do centro de Dourados.
O objetivo da prefeitura é melhorar o fluxo de veículos nestas avenidas, onde o trânsito costuma congestionar em horários de pico, conforme a assessoria. O Departamento de Trânsito municipal já está viabilizando um estudo nesse sentido.
Com a revitalização, a avenida Marcelino Pires passou a ter três pistas. A pintura da sinalização vertical foi realizada no início de dezembro, o que melhorou consideravelmente o fluxo de veículos no local.
Foram ainda tiradas as três rotatórias, sendo estas substituídas por semáforos. A previsão é que no início do próximo ano sejam instalados os equipamentos para o funcionamento da chamada “onda verde” (sincronização dos semáforos).
A velocidade estipulada será entre 40 km/h a 50km/h. Vale ressaltar que, hoje, os semáforos já trabalham praticamente em sincronia, em função de uma operação manual feita pelo próprio Departamento de Trânsito.
Não está prevista a instalação desses equipamentos nos semáforos da Weimar Torres e Joaquim Teixeira Alves por enquanto, mas já vem sendo estudada uma forma de melhorar o trânsito nestas vias. A previsão é que a Hayel Bon Faker também seja incluída na revitalização.
Veículos pesados - A determinação do prefeito Murilo, conforme assessoria, é tirar a sobrecarga e melhorar a fluidez nessas vias principais, melhorando, desta maneira, o trânsito na cidade. Uma das medidas já adotadas foi a retirada de caminhões da área central da cidade, objetivando evitar acidentes.
Os condutores de caminhões e carretas que passam pela área central em horários incompatíveis estão sendo multados pela Guarda Municipal e Polícia Militar.
As novas regras para a circulação de caminhões e carretas foram adotadas no quadrilátero central da Melvin Jones até a Aquidauana, no sentido oeste-leste, e da Cuiabá até a Monte Alegre, no sentido sul-norte.Nesse quadrilátero, o tráfego, estacionamento e operação de carga e descarga de caminhões têm que obedecer às datas e horários pré-definidos.