A forma cinematográfica da realidade tem seu espaço garantido na Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Da vida de um cantor popular brasileiro à dificuldade dos anos de chumbo da ditadura, a Mostra terá o dia 11 de maio dedicado em parte aos documentários. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.
A partir das 16h, no Teatro Municipal, haverá a exibição do filme “Waldick, sempre no meu coração”. Dirigida pela atriz Patrícia Pillar, a produção conta a trajetória do cantor e compositor Waldick Soriano, desde sua saída da cidade de Caetité, a vida dura como lavrador, garimpeiro e engraxate, até o estrelato em São Paulo.
O documentário, de 2008, registrou momentos de Waldick até pouco antes de sua morte, no mesmo ano. Em 52 minutos, o filme mostra que, como qualquer pessoa, o ídolo romântico de famosa voz grave também sofreu com decepções amorosas, problemas familiares e solidão.
Às 20 horas, da série de quatro episódios “Memórias do Chumbo – O futebol dos tempos do Condor”, realizada pela ESPN e com direção do jornalista brasileiro Lúcio Castro, a MAD exibirá o capítulo referente ao Brasil. Com 53 minutos, o documentário conta como a ditadura militar esteve presente no esporte durante os anos conhecidos como “de chumbo”.
A MAD
A Mostra acontece de 10 a 18 de maio e é uma realização da UFGD por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e da Coordenadoria de Cultura (COC), contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Dourados na figura de sua Secretaria de Cultura, TV Morena, Vortex Store, Instituto Caran d’Ache, Restaurante Kikão e Jornal O Progresso.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2875 e pelo e-mail [email protected]. A programação completa e outras informações estão no site www.madufgd.com.
(Fonte: Assessoria UFGD)