A Prefeitura de Dourados convocou os mototaxistas cadastrados no município para a vistoria anual das motos. O objetivo é verificar as condições e documentos do veículo de mototáxi, bem como a documentação do profissional.
Segundo o diretor-presidente da Agetran Walter Hora, a vistoria é anual e obrigatória. O prazo vai até dia 30 deste mês. Em Dourados são 200 mototaxistas regularizados e atuantes. Para a vistoria, eles devem estar com a moto, cópia do comprovante do seguro quitado ou em dia, CNH, certidão negativa de crimes dos últimos cinco anos e documentos pessoais.
Walter Hora alerta que sem essa vistoria o mototaxista fica impedido de exercer sua função, já que o alvará só será fornecido depois da aprovação nesses exames. O Departamento de Trânsito da prefeitura fornecerá um adesivo que identificará se o veiculo está ou não autorizado a fazer o transporte de passageiros.
A vistoria é feita na Agetran, no Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, onde também funciona a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos). Quem não comparecer no prazo determinado corre o risco de sofrer sanções administrativas ou, até mesmo ter sua licença suspensa ou cassada.
Motofretistas
A Agetran alerta também que os motofretistas têm prazo até dia 1º de setembro para fazer o curso preparatório para exercer a profissão. A resolução foi instituída pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em agosto de 2012 e exige que o profissional seja aprovado no curso especializado, tenha 21 anos e habilitado há no mínimo dois anos na categoria A. O mototaxista e motofretista que for pego trabalhando sem ter finalizado o curso poderá ser penalizado.