O prefeito de Dourados Murilo Zauith recebeu a professora Eneida Feix, técnica do Ministério do Esporte para debater sobre a ampliação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) para a Vila Olímpica Indígena de Dourados.
Eneida ministrou ontem (25) uma capacitação aos agentes que vão coordenador o projeto na região. Acompanha do vereador Aguilera de Souza, que representa a comunidade indígena na Câmara Municipal, a técnica falou do trabalho que executou nos últimos dias em Dourados e entregou uma revista relacionada ao programa.
Para o prefeito que a comunidade indígena de Dourados está preparada para assumir compromissos e responsabilidades. A prefeitura já adiantou que levará à comunidade o programa “Minha Casa, Minha Vida” e vai lutar pelo asfalto das estradas que cortam a reserva.
Nesta semana a Câmara de Vereadores aprovou e já foi publicada no Diário Oficial do Município a criação da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas para cuidar dos temas relacionados às aldeias do município.
A Coordenadoria será diretamente subordinada ao gabinete do prefeito e terá a competência de planejar e executar, em conjunto com as demais secretarias, as políticas relativas às questões indígenas, em consonância com os interesses das comunidades indígenas, sem contrariar a Legislação e a competência de outros órgãos federais.
Os 12 agentes indígenas capacitados ontem foram aprovados no Processo Seletivo Simplificado Público, realizado em 2012, que permitiu a contratação desse grupo, por um período de 12 meses, a partir da assinatura do contrato e que está vinculado à Secretaria de Educação.
O programa já está atendendo uma média de 400 crianças e adultos nas aldeias de Dourados e pretende chegar a 800, com futebol, cinema, vôlei de areia e atividades culturais.