A Prefeitura de Dourados e o Sebrae-MS lançam hoje às 19h a Feira do Empreendedor 2012, que será a primeira a ser realizada fora de uma capital. Em Mato Grosso do Sul, as edições anteriores aconteceram em Campo Grande. O lançamento será na sede regional do Sebrae em Dourados, na Praça do Cinquentenário, com a presença do prefeito Murilo e do superintendente do Sebrae Cláudio Mendonça. O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS) Sérgio Longen também estará presente.
A feira será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no pavilhão de eventos Dom Teodardo Leitz.
A realização da feira em Dourados só foi possível devido ao empenho do prefeito Murilo na parceria com o Sebrae, segundo a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio Neire Colman. Grandes centros econômicos, como Maringá (PR), já tentaram realizar a feira e não conseguiram. “A realização dessa feira em Dourados é um marco importante no desenvolvimento econômico de Dourados”, avaliou Neire.
Murilo afirma que o esforço faz parte do projeto de colocar Dourados de volta no trilho do desenvolvimento e da modernização. “Temos de recuperar o tempo perdido; queremos oferecer ao empresário todas as ferramentas para que ele possa crescer e também apresentar as oportunidades de negócios para aqueles que querem investir na nossa cidade”.
O objetivo da feira é fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios e estimular o empreendedorismo, levando informação e oportunidades. Em Mato Grosso do Sul a feira é bianual.
A infraestrutura, as oportunidades de negócios, os setores econômicos abrangidos e os serviços que estarão disponíveis serão apresentados hoje para lideranças de entidades, autoridades políticas e classe empresarial.
“É uma senhora oportunidade para todas as pessoas que têm o sonho de ter seu próprio negócio e investir de forma mais segura, reduzindo as estatísticas de mortalidade nos dois primeiros anos de atividade”, afirma Cláudio Mendonça.
Mendonça acrescenta que o evento vai concentrar informações de interesse para micro, pequenas empresas e empreendedor individual.
“Estará à disposição o melhor do Sebrae em serviços de informação, consultorias especializadas, pesquisas de oportunidades de negócios que hoje estão latentes para Dourados e região em função do momento econômico, com a instalação de novas empresas e a crescente demanda por fornecedores qualificados com inovação tecnológica”, explica.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Eduardo Correa Riedel, Dourados concentra a força agropecuária, comercial, industrial e de serviços de uma região formada por 36 municípios. “Ao levar a Feira do Empreendedor – reconhecida como a melhor do país – até o município, queremos dar ainda mais ênfase às potencialidades e oportunidades de desenvolvimento em todos os segmentos da economia local”, avalia. (Com informações da Assessoria)