Na iminência de uma nova eleição municipal quando novos vereadores serão eleitos, a Câmara Municipal de Dourados que realiza apenas uma sessão ordinária por semana está “mostrando serviço” e de forma jamais vista está aprovando dezenas de projetos.
Atualmente a Câmara é composta por doze vereadores e terá este número aumentado já na eleição de outubro para 19. Além disse existe o fator “Uragano” já que grande parte dos atuais vereadores era suplente e assumiram as vagas deixadas pelos titulares envolvidos em corrupção.
Neste cenário a luta para permanecer na Câmara está fazendo com as sessões passem a ser mais produtivas ao contrário do que acontecia no passado. Conforme projeções da Justiça Eleitoral se todos os partidos existentes em Dourados resolvessem lançar candidatos a Câmara Municipal o número suplantaria os quinhentos.
Somente na sessão desta segunda-feira os vereadores aprovaram quinze projetos de lei. Foram votados cinco projetos em redação final, quatro em segunda discussão e votação e seis em primeira votação.
Também foi aprovada extensa pauta de requerimentos e moções. Em redação final, foi aprovado projeto de lei de autoria dos vereadores Cemar Arnal (PDT), Walter Hora (PPS), Bebeto Alves dos Santos (PDT) e Juarez do Esporte (PRB), que revoga dispositivo da lei que dispõe sobre a comercialização de alimentos nas cantinas da rede pública e instituições privadas de educação básica de Dourados.
Também em redação final, foi aprovado projeto do vereador Cido Medeiros (DEM) que dispõe sobre a realização de audiência pública anterior ao ato administrativo que estabelece reajuste da tarifa de transporte coletivo urbano; dois de autoria do vereador Idenor Machado (DEM), que denomina Osvaldo Dorneles a Rua Projetada D do Residencial Sol Nascente (antigo Jardim Canaã II) e que denomina Alameda das Palmeiras a Rua Santa Fé, do Residencial Santa Fé; e do vereador Juarez do Esporte, que institui no município a Semana do Atletismo Amador.
Em segunda votação foram aprovados projetos de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que denomina Dr. Carlos Guimarães da Silva, Unidade Básica de Saúde no Jardim Flórida II; do vereador Idenor Machado, que denomina Francisco Carlos de Alencar a Rua Projetada H e Enoque Serafim do Nascimento a Rua Projetada J, ambas no Residencial Sol Nascente.
Os vereadores também aprovaram emenda ao projeto de lei de autoria dos vereadores Dirceu Longhi (PT) e Idenor Machado (DEM), que autoriza o poder executivo a instituir o Programa de Férias na Educação Infantil.
Já em primeira discussão e votação foram aprovados projetos de lei de autoria da Mesa Diretora, que reajusta os salários dos vereadores para a legislatura de 2013/2016; do vereador Walter Hora, que denomina Antonio Espíndola a rua ligando os bairros Guaicurus e Estrela Verá; do vereador Idenor Machado, que denomina Anna Gisele Moreira de Oliveira a Rua Projetada B e Rodrigo de Souza Vicentin a Rua Projetada I, ambas do Residencial Sol Nascente; do vereador Pedro Pepa (DEM), que dispõe sobre a inclusão de componente curricular não disciplinar relativo à prevenção contra as drogas nas escolas da Rede Municipal de Ensino; e do vereador Walter Hora, que Altera dispositivos da Lei nº1.632/1990, que define o funcionamento do serviço de táxi.