A partir das 18h desta-feira os estudantes universitários estão reunidos na Praça Antonio João em Dourados para a realização do protesto cidadão contra o aumento da passagem dos ônibus no município. A passeata sairá da Praça no centro da cidade e percorrerá a avenida Marcelino Pires até o Shopping Avenida Center.
São esperadas mais de dez mil pessoas e a organização do movimento já conta com o apoio da ACED (Associaçao Comercial e Empresarial), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entre outras entidades.
“Queremos deixar claro que nosso principal foco é contra o aumento da tarifa do transporte público da cidade, que pode passar de R$ 2,50 para R$ 3,28, mas não limitaremos a participação de outras bandeiras, sendo elas empresariais ou políticas, queremos sim o manifesto de todos douradenses” disso Ícaro Bottan que faz parte da organização do movimento.
A Polícia Militar vai colocar 150 homens de prontidão para garantir a segurança da manifestação. O comércio deverá fechar as portas por volta das 17h30 temendo a possibilidade de vandalismo.
ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:
Tendo em vista esses últimos detalhes que precisamos acertar em relação ao protesto, o grupo de organizadores que compareceram à reunião decidiu encerrar os posts de terceiros, afim de manter o foco, a integridade do evento, a organização de temas e facilitar a pesquisa e o compartilhamento de postagens.
Só poderão ser feitas manifestações em relação ao preço do ônibus em Dourados?
R: Com o limite das comparações, toda cidade é como um organismo vivo, e todo organismo vivo adoece. Em todo corpo adoecido, os sintomas são a principal forma de se identificar uma doença. A tarifa abusiva praticada pela Medianeira, sob autorização do governo municipal, não é nossa doença. É nosso sintoma.
Assim como num corpo adoecido, Dourados possui muitos outros sintomas, que aparentemente não estão correlacionados, mas ao se examinar atentamente, possuem a mesma raiz.
Qual a doença de Dourados, que faz com que se cobre quase o preço de um quarto de salário mínimo por um serviço tão limitado? É contra isso que você deve protestar.
Quando é o protesto? Quinta ou Sexta?
R: Haverá dois protestos. De ordens estratégicas diferentes, porém unidos em alma e visão.
Nosso protesto tem como raiz as manifestações populares que se espalharam por toda a nação nos últimos dias, de origem extremamente pacífica, simpática à população, apartidária, e que tenta levantar questões que transcendem seu tema central. É uma maneira de levar para as ruas as pessoas que mantiveram engasgadas, por muito tempo, todos os gritos de insatisfação contra a política nacional, estadual e municipal. Ele terá impacto diante das mídias online e produzirá imagens e vídeos que darão peso aos manifestos já correntes no cenário nacional.
O protesto de sexta tem intenção mais política e centrada nos problemas municipais, é movido principalmente por estudantes, mas aceitará a colaboração de todos os setores da sociedade.
Estaremos em ambos, e convidamos vocês a fazerem o mesmo.
Poderemos levar bandeiras partidárias?
Sim. Somos apartidários, as pessoas podem não ser. Assim como é válida a participação de pessoas de todas as etnias, credos e classes, aceitaremos ideologias e expressões plurais em nosso meio, desde que se cumpra o princípio da tolerância e não violência.
Não suportaremos vândalos, discursos de ódio e discriminação de nenhuma espécie.
..
Foto: Google Maps