A cerimônia oficial que marcou a presença do ônibus do Hospital do Câncer de Barretos realizada no sábado (19) em Dourados, teve carreata, palestra e mutirão de atendimentos como parte da programação da campanha Dourados Rosa, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura.
Com a presença do prefeito Murilo Zauith (PSB) e da presidente da ONG Instituto Veredas da Fé, a pastora Janete Moraes, filha do pecuarista Antônio Moraes dos Santos, que foi prefeito de Dourados de 1955 a 1959.
Antônio Moraes foi o doador de R$ 12 milhões para a construção do centro de diagnóstico de câncer, inaugurado recentemente em Campo Grande. A unidade é ligada ao Hospital do Câncer de Barretos.
Equipado com mamógrafo digital e estrutura para exame de colo de útero, o chamado Papanicolau, o ônibus atendeu 150 mulheres. As pacientes selecionadas para os procedimentos, com idades entre 50 e 69 anos, foram rastreadas pelas equipes da prefeitura, conforme os critérios do Ministério da Saúde.
A dona de casa Dilze Pedroso, 64, foi uma das mulheres contatadas para fazer a mamografia. Ela fez o último exame há três anos, o que é considerado um tempo longo para sua idade. “Se não fosse esse atendimento, com certeza, demoraria muito mais tempo para fazer”, disse.
“Estou encantada. Não adianta estar aqui só por estar e vejo que os envolvidos estão fazendo tudo com o coração. E quando são feitas com o coração, a gente vê um resultado positivo”, afirmou a pastora Janete Moraes.
Para o prefeito Murilo, as ações mostram o comprometimento da administração municipal com a prevenção. “Nós estamos conseguindo fazer um trabalho efetivo de prevenção, conscientização e diagnóstico precoce, e este ônibus vem somar ao trabalho da nossa equipe”, afirmou.