Uma futura parceria entre a Prefeitura Municipal de Dourados e a Superintendência Estadual da Pesca pode ajudar a desenvolver a piscicultura na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Nessa segunda-feira (5), o prefeito de Dourados, Murilo Zauith e o superintendente da Pesca no Estado, Cesar Moura tiveram um diálogo sobre ações para acelerar o setor da piscicultura no município.
“Dourados é a vedete da piscicultura, tem muito potencial; aqui você pode chegar facilmente à produção de 200 toneladas por mês”, afirmou o superintendente. No ensejo, Moura ressaltou que, com base em número, o setor pode obter excelentes resultados na cidade.
Murilo e César Moura discutiram estratégias para tentar iniciar o abate no entreposto do pescado de Dourados (Frigorífico do Peixe) até agosto, com 30% da capacidade. Seria o primeiro processo, com apenas abate e desvisceração, que já atenderia em parte as necessidades dos produtores.
Também foi discutido no encontro a forma de gestão do frigorífico, que pode ser pela iniciativa privada (associação ou cooperativa) ou por gestão partilhada público-privada. O frigorífico está sendo construído com recursos federais e municipais. Essas questões serão discutidas novamente, com participação também da Superintendência Federal da Pesca em MS.
Parte da produção do frigorífico deve ser inserida no cardápio da merenda escolar de estudantes da cidade.