A organização do sistema da Defesa Civil do município de Dourados conseguiu inserir a cidade no programa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que irá instalar seis pluviômetros automáticos, nos próximos dias.
O coordenador da Defesa Civil em Dourados, João Vicente Chencarek, afirmou que a instalação dos equipamentos será feita sem custo para o município, e que deverá ser realizada dentro de 30 ou 40 dias. Eles serão espalhados estrategicamente pela cidade e um vai para o distrito de Indápolis.
“Nós fomos inseridos por causa da nossa organização. Temos quatro córregos que cortam nossa cidade (Rego D’Água, Laranja Doce, Água Boa e Paragem e hoje não temos mais famílias em áreas de risco”, ressalta Vicente.
Vicente explica que os pluviômetros farão leituras automáticas das chuvas a cada 10 minutos. Os dados são lançados automaticamente no sistema da Defesa Civil. Como isso será possível mapear o volume de chuvas por região e estações do ano em Dourados.
“Antes a gente dependia de dados da Embrapa e do Inpe; agora vamos ter nosso próprio banco de dados”, afirma Vicente. O coordenador diz ainda que estudará uma forma de partilhar essas informações também no site da Prefeitura.