O pátio central da Prefeitura de Dourados deve ser o palco de protesto marcado para a manhã desta terça-feira (24) por servidores da Saúde do município. Agentes comunitários e agentes de combate às endemias prometem cruzar os braços alegando que a administração municipal não cumpre o piso salarial da categoria. Em julho do ano passado houve um protesto da categoria, mas contra o atraso nos reajustes salariais.
O encontro dos servidores está marcado para às 7h no pátio do Centro Administrativo Municipal (CAM) e, segundo Silvia Salgueiro, presidente da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de Dourados (Adacs), todos vão mostrar o descontentamento com a situação. “Todos de roupa preta, simbolizando luto a essa gestão”, afirma.
De acordo com Silvia, a categoria exige o cumprimento da Lei Federal nº 12.994, que institui o Piso Salarial para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, o que elevaria o salário da categoria para R$ 1.014. Mas não há sequer abertura para negociação. “Tentamos por diversas vezes com o prefeito [Murilo Zaiuth] e com a PGM (Procuradoria do Município), e eles alegam não ter entendimento da lei e que o impacto seria muito grande na folha, o que não procede”, informa.
De acordo com a representante dos Agentes Comunitários, a Lei Federal 12.994 foi aprovada no dia 17 de junho de 2014 para repasse no mês seguinte. “No caso de um dia essa gestão entender, já temos direito a retroativo”, pontua.