preservação ambiental foi um dos pontos destacados pelo prefeito Murilo durante cerimônia de inauguração do Parque Ambiental do Córrego Rego D’Água Primo Fioravante Vicente, na manhã desta terça-feira.
O espaço, que já é frequentado para caminhadas na área externa, abre a parte interna para atividades de esporte, lazer e contato com a natureza. O parque fica na região sul de Dourados, entre o Jardim Água Boa e BNH 4º Plano.
“Eu aprendi que o meio ambiente precisa ser integrado à população, que não adianta a mata preservada se as pessoas não tiverem contato com ela. É preciso viver em contato com a natureza, precisa haver essa integração”, destacou o prefeito.
Ele lembrou que o espaço que hoje abriga o parque ambiental antes era ponto de descarte de lixo e consumo de drogas. “Lembro o dia que parei aqui de manhã, existia só uma trilha de terra, e crianças de 10, 12 anos, estavam usando droga na área que estava abandonada”.
Quando assumiu a administração, Murilo decidiu colocar em frente o projeto de implantação do parque, iniciado em 2004, mas que estava parado há anos. O prefeito determinou então à equipe técnica que viabilizasse a documentação e fosse atrás dos recursos para finalizar a obra. Parte da verba federal foi viabilizada pelo deputado Geraldo Resende, presente na inauguração.
“Esse parque traz qualidade de vida para a região do grande Água Boa”, ressaltou Murilo, lembrando de outras obras que a prefeitura realiza naquela região da cidade, como a instalação da Clínica da Mulher, doação de terreno para a Delegacia da Mulher e para a escola técnica estadual – ambas construídas em frente ao Parque Rego D’Água.
CAMINHADA E ATLETISMO
A área externa do parque já é utilizada com frequência por moradores que costumam caminhar no entorno, o que só foi possível após a prefeitura iluminar a área e implantar a pista de caminhada de 2 km. Com a abertura dos portões, também será possível a utilização da pista interna.
O parque conta com quadra poliesportiva, pista de skate, espaço para lanchonete, píer (ponte sobre os lagos), sanitários, playground, campo de futebol, deck, vestiário, quadra de areia e área de administração.
Murilo informou que sua equipe já prepara uma série de atividades e projetos a serem desenvolvidos no local, a fim de que as famílias aproveitem o espaço ao máximo.
Escolhinhas de atletismo e o Caminhar Dourados serão os primeiros a serem implantados, como parte de um projeto que prevê educadores físicos disponíveis para as mais diversas atividades. Além disso, haverá limpeza frequente do córrego, plantio de mais árvores e aplicação de grama. A intenção é atrair animais silvestres e incentivar que as famílias tenham contato com a natureza.
O deputado federal Geraldo Resende lembra que o parque atende a um pedido da população que há pelo menos 10 anos se mobiliza pela utilização adequada daquela área. Pelo menos 10 mil nomes estavam descritos em um abaixo- assinado que pedia a implantação do projeto entregue à população. “Tenho certeza que no dia-a-dia este será o parque mais frequentado de Dourados”, destacou ele.
TRABALHO COLETIVO
Ainda durante a cerimônia, o prefeito Murilo destacou que a conclusão do projeto é resultado de um empenho coletivo de políticos que têm compromisso com a cidade. “todos temos responsabilidade com a nossa cidade e com a nossa população”.
A inauguração também foi marcada por homenagem ao ambientalista Primo Fioravante Vicente. O autor do projeto de lei que deu o nome de Primo ao parque, ex-vereador Walter Hora, também estava presente. O prefeito Murilo entregou flores para a irmã de Primo, que acompanhou a solenidade.
Participaram da inauguração moradores dos bairros vizinhos ao parque, presidentes de associações comunitárias, ambientalistas, secretários municipais, além dos vereadores Alan Guedes, Bebeto, Silas Zanata, Cido Medeiros, Pastor Cirilo, Idenor Machado, Madson Valente, Marcelo Mourão, Nelson Sudário, Pedro Pepa, Juarez de Oliveira e Pastor Sérgio Nogueira.