O prefeito Murilo e quatro representantes da comunidade indígena de Dourados passaram dois dias visitando ministérios e congressistas, em Brasília. A agenda na capital federal é a primeira ação efetiva da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas, criada neste ano pelo prefeito para planejar e executar as políticas relativas às questões indígenas.
Acompanham o prefeito o vereador indígena Aguilera de Souza, o vice-capitaão da aldeia Bororó Silvano da Silva Duarte, o capitão da aldeia Jaguapiru Vilmar Machado e o vice-capitao da Jaguapiru Leonardo Mariano. Além deles, a visita a Brasília contou com a presença dos secretários José Jorge Filho (Governo), Landmark Rios (Agricultura Familiar) e Gerson Schaustz (Planejamento) e do diretor-presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados) Antonio Coca.
Na terça-feira, o prefeito e as lideranças indígenas foram recebidos pelo ministro do Esporte Aldo Rebelo, juntamente com representantes de outros municípios de Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo. Os secretários também acompanharam a agenda.
O encontro serviu para debater ações de infraestrutura esportiva para as regiões, dentro do projeto de nacionalização dos grandes eventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos. “O esporte é uma dos mecanismos que temos para manter nossos jovens longe do perigo das ruas. Queremos levar para o interior do país as oportunidades que serão geradas com esses eventos. Os prefeitos podem contar com o apoio do ministério para desenvolver políticas esportivas em sua região, que serão um importante legado”, destacou Aldo Rebelo.
ESPORTE NAS ALDEIAS
Durante o encontro com o ministro, Aguilera de Souza para destacar as ações esportivas de inclusão no município de Dourados. Segundo ele, Dourados é a primeira região indígena a contar com uma Vila Olímpica. “É uma vontade da prefeitura do nosso município, juntamente com a comunidade, desenvolver projetos para Dourados. O esporte é uma oportunidade que temos de tirar nossas crianças das ruas, e essas ações também devem incluir a população indígena”, defendeu.
“Essa é a primeira ação efetiva da Coordenadoria que estamos instalando para cuidar dos assuntos relacionados à comunidade indígena e aproximar a prefeitura das aldeias. Estamos mostrando aos representantes indígenas os caminhos nos ministérios e outros órgãos federais”, disse o prefeito.
Nesta quarta-feira, o prefeito Murilo e os representantes indígenas voltaram a se reunir com Aldo Rebelo, dessa vez sem a presença de autoridades de outras cidades.
Ao ministro, os índios pediram apoio para ampliação de projetos esportivos nas aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho. Eles solicitaram melhorias na Vila Olímpica Indígena e nas demais praças esportivas existentes na reserva, além da implantação de campos de futebol e quadras com vestiários.
Murilo e o diretor-presidente da Funed aproveitaram o encontro com o ministro para discutir outras demandas na área esportiva. O prefeito solicitou apoio de Aldo Rebelo para a liberação de cerca de R$ 13 milhões para vários projetos já cadastrados no governo federal, entre os quais a construção do Centro de Iniciação ao Esporte, no Ceper atrás do terminal rodoviário.
O prefeito também pediu ao ministro do Esporte a liberação de recursos para reforma e ampliação de campos de futebol, pistas de atletismo e construção de quadras cobertas em vários bairros de Dourados, reforma do Ceper dos BNHs I e II Plano e para reforma do Ginásio Municipal Ulisses Guimarães.
NOVO GINÁSIO
Murilo ainda apresentou a Aldo Rebelo a ideia de construir um novo ginásio de esportes, com capacidade para 7.500 pessoas, ao lado do Estádio Douradão, onde o prefeito também pretende implantar um polo aquático com quatro piscinas, sendo uma delas coberta e aquecida.
O ministro do Esporte prometeu empenho para atender as demandas levadas pelo prefeito e lideranças indígenas e disse que em breve virá a Dourados para conhecer a reserva onde vivem cerca de 14 mil guaranis-kaiowás e terenas.
Nesta quarta-feira, o prefeito e as lideranças indígenas também cumpriram agenda nos ministérios da Educação e das Cidades, solicitando recursos para investimento em projetos de interesse da comunidade das três aldeias. A agenda nos ministérios foi acompanhada pelos deputados federais Antonio Carlos Biffi e Geraldo Resende.