A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio (Semaic), continua com projetos para organizar o setor de alimentos em Dourados e na terça-feira (19), foi a vez da carne, quando se reuniram no Sebrae, além de técnicos, diversos proprietários de açougues do município.
O assessor da Semaic, Osmário Magalhães, apresentou aos empresários, o projeto que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento das empresas do setor de alimentos na readequação e legalização. Ele atende a proposta de prefeito Murilo, de oferecer todo o apoio para organizar e melhorar a produção industrial local e o comércio em todos os segmentos.
Durante a reunião, os empresários já definiram que vão criar uma associação das empresas que atuam na área de processamento de carnes. A partir dai serão feitas as discussões coletivas para melhorar a qualidade e o desempenho do setor.
Muitas casas de carnes ainda não estão totalmente regularizadas. O Serviço de Inspeção Municipal, que funciona na Semaic, vai dar todo o apoio nesse processo, como o fez para a regularização do frigorífico de peixes Douramar.
As próximas etapas são a assinatura do termo de cooperação com os empreendimentos e parceiros, o diagnóstico nos estabelecimentos, a formalização empresarial (para aqueles que ainda não estão legalizados), consultoria, qualificação profissional, implementação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e do Programa Alimento Seguro (PAS) nos estabelecimentos.