O PAM (Pronto Atendimento Médico) realizou 344.436 atendimentos no ano passado, segundo balanço da Prefeitura de Dourados. Somente em consultas médicas – tanto no pronto atendimento quanto nas especialidades –, foram 110.711 atendimentos.
A estrutura da unidade está melhorando com os investimentos feitos na administração do prefeito Murilo. Um dos mais impactantes foi o reajuste no valor pago pelo plantão, que atraiu mais profissionais às vagas. “Agora temos plantonistas suficientes para atender a demanda”, afirmou o secretário de Saúde Sebastião Nogueira, lembrando que atualmente não há falta de médicos na rede pública de Dourados.
Também foi ampliada a quantidade de exames de ultrassom realizados através de agendamento. Para isso, foram adequados os horários dos profissionais médicos e técnicos e as mudanças têm garantido o atendimento à demanda.
As atividades do PAM se dividem atualmente em duas áreas. No local funciona o pronto atendimento das 6h à meia-noite e o centro de especialidades (médica, nutricional, fisioterapia, entre outros).
As especialidades vêm sendo mais bem estruturadas. Já está garantido um médico dermatologista para atender no local. Também estão em fase de contratação profissionais para outras áreas que ainda não tem na unidade e ampliação dos serviços que já são feitos.
A prefeitura trabalha para transformar o PAM exclusivamente num Centro de Especialidades Médicas. A mudança deve começar com a ativação da UPA 24h, que vai abrigar o serviço de pronto atendimento. “Com isso, o atendimento vai melhorar e muito”, afirmou Sebastião Nogueira.
Outra mudança que vai impactar no atendimento é o PAI (Pronto Atendimento Infantil), que vai abrigar o trabalho voltado às crianças que atualmente está concentrado no PAM.
(Da assessoria)
.