00:00:00 Terça-feira, 15 de Outubro de 2024


Dourados Segunda-feira, 09 de Março de 2015, 16:33 - A | A

Segunda-feira, 09 de Março de 2015, 16h:33 - A | A

Prefeitura orienta requerentes do Seguro Desemprego

Rogério Vidmantas - De Dourados para o Capital News

As novas regras do seguro-desemprego, que entraram em vigor no início deste mês, fizeram com que a Prefeitura de Dourados passasse a orientar os requerentes ao benefício para que tenham atenção especial com a documentação necessária para dar entrada no processo.Isso porque muitos trabalhadores que procuram o Ciat de Dourados não levam consigo toda a documentação necessária, atrasando o recebimento.

Para evitar que isso aconteça, os interessados devem levar todos os documentos solicitados, já que a falta de qualquer um deles impede a entrada do pedido no sistema, além de prejudicar a agilidade no atendimento e obrigar o trabalhador a retornar em um outro dia. Para dar entrada no seguro desemprego os documentos necessários agora são a Guia da Rescisão de Contrato e Homologação; Guia do Seguro Desemprego; Carteira de Trabalho (CTPS); Carteira de Identidade (RG) – Não pode ser CNH (Habilitação); Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Comprovante de endereço atualizado (Luz, água, telefone, etc).

De acordo com as novas regras, o trabalhador que solicitar o benefício pela primeira vez deverá ter trabalhado por 18 meses nos 24 meses anteriores, na segunda solicitação do benefício, ele terá de ter trabalhado por 12 meses nos 16 meses anteriores e, a partir da terceira solicitação, terá de ter trabalhado, pelo menos, por seis meses ininterruptos nos 16 meses anteriores.

Segundo o Ministério da Fazenda, na primeira solicitação, o trabalhador poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 18 e 23 meses nos 36 meses anteriores. Poderá receber cinco parcelas se tiver trabalhado a partir de 24 meses nos 36 meses anteriores. Já na segunda solicitação, ele poderá receber quatro parcelas se tiver trabalhado entre 12 e 24 meses nos 36 meses anteriores.
 

Comente esta notícia