00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Dourados Terça-feira, 04 de Junho de 2013, 10:42 - A | A

Terça-feira, 04 de Junho de 2013, 10h:42 - A | A

Produção da agricultura familiar deve chegar aos grandes mercados, diz Murilo

Nicanor Coelho, correspondente em Dourados - (www.capitalnews.com.br)

Formalizar os agricultores familiares de Dourados para que possam vender seus produtos legalmente em grandes supermercados e feiras livres da cidade é um dos projetos do prefeito Murilo que está sendo colocado em prática desde o início da administração.

A meta foi anunciada pelo prefeito na manhã desta segunda-feira (3), durante assinatura de termos de cessão de uso de máquinas e doação de produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), no Plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal).

Murilo ressaltou que todos os produtores rurais podem vender carne, leite, queijo e outros produtos de origem animal em qualquer lugar desde que estejam regularizados, de acordo com a lei. Ele citou o caso da venda de carne na Feira Livre da Rua Cuiabá, que deixou de existir por falta de inspeção dos produtos e disse que esse comércio pode, sim, ser retomado, desde que os feirantes obtenham o selo do Simd (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados)

O documento tem como objetivo atestar a qualidade de alimentos de origem animal destinados ao consumo humano. Segundo ele, atualmente vários açougues estão se regularizando, por iniciativa da atual administração, para que possam vender produtos derivados da carne, como linguiça.

“Profissionais habilitados vão até o produtor, fazem a inspeção e dão o certificado autorizando a comercialização. É isso que estamos fazendo para os produtores, dando condições de melhorar seus negócios e colocar seus produtos em qualquer supermercado da cidade”, enfatizou o prefeito.

Sobre a Feira Livre da Rua Cuiabá, Murilo disse aos agricultores presentes no evento que a meta é transformar aquele espaço em um comércio de primeira classe, oferecendo produtos de qualidade e certificados. “Não podemos deixar que a feira continue sendo um comércio de segunda classe”, observou. Experiências estão sendo buscadas em outras cidades através do projeto Feirantes Empreendedores de Dourados.

Murilo disse por meio de sua assessoria que para dar maior atenção ao setor foi criada a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que tem como titular Landmark Ferreira Rios. Segundo o prefeito, o evento realizado nesta segunda concretiza o primeiro projeto de Landmark no cargo.

Diante de diversas autoridades e produtores convidados para a solenidade, Murilo mencionou outros projetos que têm dado certo em benefício do agricultor familiar, como a compra de produtos para fortalecer a merenda de 27 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.

Participaram do evento, além de produtores e representantes de entidades, o vice-prefeito Odilon Azambuja, o deputado estadual Laerte Tetila, o delegado regional do MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) João Grandão, o prefeito de Itaporã Wallas Milfont, os vereadores Dirceu Longhi, Pedro Pepa, Rafael Matos, Aguilera de Souza, Silas Zanata, Romualdo Ramin e Madson Valente, além de secretários municipais.

Comente esta notícia