Gilberto Dourado Braga, que é sindicalista e professor, morador de Dourados, recebeu da Assembleia Legislativa a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul em comemoração ao Dia do Trabalhador.
O professor foi homenageado devido a proposta do deputado estadual Laerte Tetila (PT), que reconhece os 32 anos de luta de Gilberto pela comunidade e dedicação ao ensino.
Segundo informações da assessoria de imprensa do parlamentar, Gilberto Braga tem 51 anos e foi contratado em 1981 para a função de vigilante do Campus de Dourados da então Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A dedicação e o empenho do funcionário foram importantes para que ele obtivesse aprovação no vestibular e ingressasse no curso de Ciências Biológicas. Posteriormente graduou-se em Matemática. Desde 1989 é professor da Rede Estadual de ensino e hoje está lotado nas escolas Presidente Vargas e Prof. Alício de Araújo.
O professor foi vice-presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) em 1997, onde chegou à presidência em 1999. Ele também foi vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação do Mato Grosso do Sul (FETEMS) entre 2005 e 2008. Também fez parte da composição do Conselho Estadual de Previdência de Mato Grosso do Sul, onde também exerceu a função de presidente. Em 2008 foi eleito novamente presidente do Simted de Dourados.
Durante a solenidade de entrega honraria que foi instituída em 2011 para agraciar trabalhadores, sindicalistas, profissionais liberais, servidores públicos e empresários, também foi homenageado o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. A homenagem proposta pelo deputado estadual Laerte Tetila foi entregue pela esposa do parlamentar e suplente de senador Zonir Tetila.