00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Dourados Segunda-feira, 24 de Março de 2014, 14:11 - A | A

Segunda-feira, 24 de Março de 2014, 14h:11 - A | A

Professora da rede municipal de Dourados recebe prêmio nacional

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A professora Cristina Pires Dias Lins, que atua nas séries iniciais na Escola Municipal Neil Fioravante (Caic), em Dourados, foi premiada pela segunda vez com o projeto inclusivo “Estereótipo de Gênero-Leitura, Ludicidade, Tecnologia, Artes e Trânsito como Caminhos de Intervenção e Prevenção”. Na manhã desta segunda-feira (24), a docente visitou o prefeito Murilo Zauith (PSB), acompanhada pelo diretor da escola, José Vicente Tardivo.

O vice-prefeito Odilon Azambuja também estava presente à reunião. A premiação foi em São Paulo, entregue pelo Instituto Cidadania Brasil, em parceria com Fundação Volkswagen, CNI/Sesi e Sebrae.

A primeira premiação do projeto foi no dia 12 de dezembro de 2013, por meio do Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação, em Brasília.O segundo prêmio foi recebido em São Paulo pelo diretor da Escola Caic, que representou a professora na cerimônia. “Para a escola, esse prêmio é muito importante. A professora Cristina concorreu com 7.800 participantes e isso prova a qualidade de nossos educadores”, disse o diretor da escola da Rede Municipal de Ensino.

O chefe do Executivo municipal elogiou o desempenho da professora Cristina, que ao longo de sua carreira de educadora foi premiada pela sétima vez em nível nacional, sendo três apenas com o atual projeto voltado para cidadania, de forma a construir a igualdade de gênero.

A professora Cristina Lins lembra que o mesmo projeto foi premiado pela terceira vez através do prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, em Brasília. O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do MEC (Ministério da Educação) e da ONU Mulheres, que premia redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismo.
Cristina foi premiada na categoria “Escola Formadora de Gênero”. A previsão é que ela receba o prêmio em maio. A professora vai receber R$ 10 mil em dinheiro, que serão investidos na instalação de brinquedoteca inclusiva, na escola do Caic. “A brinquedoteca será aberta a toda a comunidade escolar, independente da idade”, informou Cristina.

“Para mim, essas premiações, especialmente essas últimas, representam um crescimento pessoal, espiritual, social e cultural. No entanto, não recebi o prêmio sozinha, porque devo tudo isso à comunidade escolar e à minha família, que sempre colaboraram e deram total apoio. Todos crescemos juntos”, afirma a educadora.
 

Comente esta notícia