00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Dourados Sábado, 31 de Maio de 2014, 11:39 - A | A

Sábado, 31 de Maio de 2014, 11h:39 - A | A

Professora da UFGD ministra palestra em evento internacional sobre escolas nas cidades de fronteira

Da Redação (JR)

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), do governo federal, busca promover a integração entre escolas das cidades de fronteira do Brasil com as escolas dos países vizinhos. O objetivo do programa é proporcionar intercâmbio de conhecimentos entre elas, já que as cidades de fronteira vivem uma troca intensa de culturas, o que influencia o aprendizado das crianças.

Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) são tutores das atividades do PEIF realizadas na Escola Estadual João Brambatti Calvoso, de Ponta Porã e na escola Escuela Básica 290 Defensoras del Chaco, de Pedro Juan Caballero. Nessas duas escolas, crianças participam de ações de conhecimento e reconhecimento da cultura e costumes do país vizinho.

A iniciativa do PEIF em Ponta Porã tem sido tão exitosa que duas professoras envolvidas no projeto ministrarão palestras no Seminário Internacional de Regiões de Fronteira: Desafios para a Integração Transfronteiriça, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O evento foi realizado nessa sexta-feira (30), em Foz do Iguaçu (PR).

A coordenadora do PEIF na UFGD, a professora Gicelma Chacarosqui, e a professora Eliana Aparecida de Araújo Fernandes, diretora da Escola Estadual João Brambatti Calvoso vão apresentar os desafios e avanços da execução do PEIF na fronteira com o Paraguai.

No evento estarão presentes os prefeitos dos 588 municípios que integram a faixa de fronteira do Brasil e cidades fronteiriças dos países da América do Sul, bem como organizações internacionais, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, lideranças políticas e representantes de instituições públicas e privadas.

Atualmente, os países envolvidos no PEIF são Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa.
Este Programa se desenvolve na perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral, e é importante salientar que o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é desenvolvido no âmbito do Programa Mais Educação (PME).
 

(Fonte: UFGD)

Comente esta notícia