00:00:00 Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024


Dourados Sexta-feira, 01 de Março de 2013, 17:38 - A | A

Sexta-feira, 01 de Março de 2013, 17h:38 - A | A

Professora surda dá aulas em escola municipal

Paulo Fernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Alunos da Escola Municipal Arthur Campos Melo, na Vila Cachoeirinha, em Dourados (230 quilômetros de Dourados), estão tendo a oportunidade de ter aula com uma professora surda. Ana Paula Oliveira e Fernandes conta com a ajuda de uma intérprete disponibilizada pelo Município para ministrar as aulas de Artes.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Ana Paula é formada em artes, mas por ter problema de surdez sempre enfrentou dificuldades para entender e ser entendida pelos alunos. Por conta dessa limitação ela decidiu se especializar em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e até fez uma nova faculdade (Letras-Libras).

Segundo ela, a barreira de comunicação prejudicava o desenvolvimento completo de suas aulas e impedia que seus alunos tivessem um bom aproveitamento. Agora, a realidade é outra.
No início os alunos estranharam a língua e o fato de haver duas professoras na sala, mas aos poucos estão se acostumando. “É diferente, mas é interessante e nós não temos nenhuma dificuldade em aprender o que a professora ensina”, afirmou à assessoria da Prefeitura o aluno Gustavo Henrique da Silva. Para ele, as aulas de artes também se tornaram uma oportunidade para aprender Libras.

A Intérprete de Língua de Sinais Naura Rosa Battaglin conta que o trabalho é muito gratificante. “É um aprendizado mútuo, eu, ela, os alunos, e isso faz a gente crescer profissionalmente e como pessoa”, disse.

“Estou muito feliz, segura e realizada, porque sou de família de professores e meu sonho sempre foi atuar na área”, comemorou Ana Paula. Ela conta que achava que jamais poderia exercer a função, mas “hoje com o intérprete que traz o apoio e segurança para mim, posso também provar que o surdo pode atuar nas mais diversas profissões, basta ter persistência, força de vontade e lutar por isso”.

Comente esta notícia