Ana Paula Oliveira e Fernandes, professora surda da Rede Municipal de Ensino de Dourados, está em Lisboa, Portugal, para apresentar o trabalho sobre as suas experiências em sala de aula, chamado “Experiências de Ensino da L1, L2 e Literatura Surda (LS), realizadas por professora surda”.
Ela teve seu trabalho selecionado pela Universidade de Coimbra e foi convidada para apresentá-lo naquele país.
Professora de artes da Escola Municipal Arthur Campos Mello, na Vila Cachoeirinha, Ana Paula ministra suas atividades em sala de aula com a ajuda de um intérprete de Libras, uma nova proposta da administração do prefeito Murilo Zauith (PSB) e colocada em prática pela Secretaria de Educação.
Ana Paula é formada em Artes e em 2012 concluiu também a faculdade de letras/libras. Para ela, foi uma forma de facilitar a comunicação em sala de aula com os alunos, pois existia uma barreira que prejudicava o desenvolvimento completo das aulas e impedia que os alunos tivessem bom aproveitamento.
Após a conclusão da faculdade Letras/Libras, Ana Paula fez o trabalho que está sendo apresentado em Lisboa. A pesquisa foi feita na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), no Atendimento Educacional Especializado e na Sala de Recurso Multifuncional, como requisito da disciplina de conclusão do curso de Letras/Libras da Ead/UFSC.
Em Lisboa, Ana Paula vai passar por uma entrevista e com a possibilidade receber bolsa para cursar mestrado.