O Projeto de Desenvolvimento do Setor de Alimentos de Dourados começou fortalecido em 2014. Após as ações de divulgação feitas pela Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), o projeto idealizado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) ganha mais 12 empresas, chegando a 22.
A reunião que confirmou a adesão dos novos participantes ao projeto aconteceu na última sexta-feira na sede da Semdes. Aderiam ao projeto o Supermercado Sempre Bom, Mercado Esperança, Mercado Flor de Trigo, Mercado Lopes, Mercado Favorito, Mercado Douradão, Mercado ABC, Mercado Muraka, Mercado Bom Jardim, Mercado Avenida, Mix Mercado Cachoerinha e Casa de Carne Maipú.
Participam do projeto casas de carnes (açougues), mercados, fábricas de embutidos e outros derivados e demais estabelecimentos da área de carnes.
De acordo com Osmário Magalhães, coordenador do projeto, esses empresários já receberam a visita de técnicos do Senai e alguns do Sebrae. As duas instituições são parceiras da Prefeitura de Dourados no projeto.
A prefeitura através do Simd (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados) e o Senai cuidam da parte técnica. As empresas recebem auditoria que indica as adequações necessárias para obter o selo de inspeção municipal, possibilitando que a empresa funcione legalmente, oferecendo alimento de qualidade.
Já o Sebrae, segundo Osmário, diagnostica as necessidades de gestão de cada empreendimento. “São ações que ajudam o empresário a identificar as oportunidades e ameaças internas, as forças e fraquezas externas e a realizar uma boa gestão de produção e financeira”, explica o coordenador.
Com o projeto, o prefeito Murilo quer oferecer condições para que o empresário faça adequação à legislação, desenvolva um produto de qualidade para o consumidor e ainda adquira ferramentas para que possa crescer e gerar mais empregos e renda na cidade.
As empresas que participam há mais de um ano do projeto são Mercado Lumer, Supermercado Varanda, Supermercado Vasconcelos, Supermercado Big Bom, Mercado e Açougue Predileto, Casa de Carnes Ruffinu’s, Pescados Tabebuia, Central de Carnes Carioca, Distribuidora de Carnes Jeová Jireh e Mercado Caiuás.
Essas empresas já passaram pelos cursos de "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos" e POPS (Procedimentos Operacionais Padronizados), realizado pelo Senai e Sebrae. Também já se adequaram às normas do Simd.
Os empresários também já realizaram o PDP (Plano de Desenvolvimento Preliminar), com foco nas ações a serem realizadas nos próximos três anos. O planejamento facilitará à Prefeitura de Dourados e parceiros a articulação das políticas publicas para o apoio e desenvolvimento do setor.