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Dourados Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013, 18:04 - A | A

Sexta-feira, 30 de Agosto de 2013, 18h:04 - A | A

Projeto de transporte coletivo é apresentado em audiência pública na OAB

Samira Ayub - (www.capitalnews.com.br)

Durante audiência pública realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), na manhã desta sexta-feira (30), a prefeitura de Dourados apresentou o Projeto de Reestruturação do Sistema de Transporte Coletivo Municipal.

O projeto foi apresentado pelo arquiteto e urbanista Edson Marchioro, da empresa de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul, contratada pela prefeitura por meio de licitação para elaborar o estudo. Além de representantes da OAB e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), participaram da audiência alguns estudantes, os vereadores Madson Valente, Pedro Pepa e Alan Guedes, o presidente da Câmara Idenor Machado, o secretário de Serviços Urbanos Luis Roberto Martins de Araújo, que representou o prefeito Murilo Zauith (PSB)

O secretário Luis Roberto de Araújo fez uma avaliação positiva da terceira audiência pública sobre o transporte coletivo municipal, tendo em vista que os questionamentos foram respondidos pelo arquiteto e todos se sentiram satisfeitos com as respostas. “O novo sistema de transporte público de Dourados defendido pelo prefeito Murilo será implantado por etapas e vai melhorar muito o serviço em Dourados. Nosso objetivo é ampliar o transporte público, satisfazer a todos e aumentar o número os usuários”, afirmou o secretário

A próxima etapa é concluir o projeto para abrir a licitação para contratação da empresa que vai explorar o serviço a partir de 2014. A licitação deve ser aberta em outubro deste ano.

Segundo o projeto apresentado o modelo operacional a ser implantado em Dourados deverá ser do tipo “sistema aberto”, cuja operação permite a racionalização de linhas de forma a coincidir parcialmente os itinerários atuais, favorecendo a identificação pelos usuários e permitindo o aproveitamento da infraestrutura existente.

 

Este sistema, segundo Edson Marchioro, também favorece a implantação de um corredor estrutural a ser implantado na Avenida Marcelino Pires, configurando a operação integrada através de um sistema tronco-alimentador para o transporte coletivo municipal.

O projeto operacional também propõe a qualificação da rede do serviço do transporte coletivo municipal e envolve a integração dos eixos viários leste-oeste (Avenida Marcelino Pires), norte-sul (Presidente Vargas, Avenida Marcelino Pires e Hayel Bon Faker) e a “hierarquia viária” prevista no Plano Diretor.

O atendimento das linhas segue o Plano Diretor Municipal quanto ao raio de abrangência de 300 metros a partir das vias por onde passa a rede proposta, de modo a favorecer o deslocamento de pedestres para o acesso ao sistema. Também serão implantadas linhas distritais alimentadoras para Macaúba, Vila Vargas, Usina São Fernando, Itahum, Indápolis, Panambi e Usina São Marcos.

O projeto será implantado em três etapas. Na etapa I será implantada a estruturação do eixo leste-oeste através da adequação e caracterização do corredor de ônibus da Marcelino Pires. Também estão previstas a implantação das estações de integração leste-oeste, de transferência principais e secundárias, de transferência principais na Praça Antônio João e rodoviária; de transferência secundárias – demais estações ao longo da Marcelino Pires e implantação do sistema de operação da linha troncal Leste/Oeste; implantação do sistema de operação das linhas distritais; implantação do sistema de operação das linhas urbanas.

Na etapa II será implantada a estruturação do eixo Norte-Sul, através da adequação e caracterização do corredor de ônibus na Presidente Vargas e Hayel Bon Faker e implantação das estações principais de integração Norte e Sul.

A etapa III terá a implantação do sistema de operação da linha coletora Circular Petrimetral (sentido horário e anti-horário) e implantação do sistema de operação das linhas coletoras Norte, Sul e Oeste (sentido horário e anti-horário).
 

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