Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação no contexto da formação integral do aluno, a Rede Municipal de Ensino de Dourados implantou o projeto Xadrez nas Escolas. Com três meses de atividades, o resultado já apresenta resultados positivos.
No último sábado, durante as competições de xadrez dos Jogos Escolares de Dourados e a seletiva para os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, o aluno Ryan Lucas, da Escola Aurora Pedroso de Camargo, do Parque Alvorada, foi o campeão na categoria individual e vice-campeão por equipe.
Ryan, de 12 anos, estudante do 8º ano, treina toda semana, com a professora de xadrez Tania Rezende. Ele foi selecionado para representar Dourados na categoria nos Jogos Escolares Estaduais, que acontecem de 10 a 12 de junho, em Campo Grande.
O projeto foi implantado em março nas escolas Aurora, Laudemira Coutinho de Melo no Jardim Santa Maria, Sócrates Câmara no Jardim Canaã I, e Iria Lúcia Konzen no Parque do Lago II. São atendidos no projeto 120 alunos. Eles treinam no contraturno, uma vez por semana, durante duas horas.
Tânia explica que o projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Esportes da Secretaria de Educação, funciona em parceria com os professores de raciocínio lógico e matemática. “Além daqueles alunos que gostam do xadrez, nós procuramos inserir também no grupo aqueles que têm dificuldade de memória e raciocínio. O xadrez, comprovadamente ajuda a desenvolver o raciocínio e a memória. Os benefícios para a Educação são muitos”, afirma Tânia.
O projeto já funciona em algumas escolas estaduais. Levado para a secretária municipal de Educação Marinisa Mizoguchi, foi adotado imediatamente. É mais uma ação que está dentro da proposta do prefeito Murilo de promover a educação integral do aluno, preparando-o para o trabalho e para a vida.