00:00:00 Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025


Dourados Sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 14:29 - A | A

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014, 14h:29 - A | A

Projeto Sabores de Dourados pretende reunir 50 empresas

Da Redação

A Prefeitura de Dourados reuniu na tarde desta quinta-feira, empresários donos de bares e restaurantes e os parceiros para discutir o projeto gastronômico “Sabores de Dourados”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Dourados Neire Colman explicou que a meta do projeto para 2014 é envolver 50 empreendimentos dos 100 existentes na cidade, com aumento de 20% no faturamento dessas empresas. Além disso, o projeto prevê capacitação de 30% da mão de obra empregada nos bares e restaurantes de Dourados.

“A proposta do prefeito Murilo é promover o desenvolvimento do setor gastronômico, de modo a resultar em excelência nos serviços”, disse Neire. Os bares e restaurantes fazem parte da cadeia do turismo de eventos, vocação natural de Dourados, que a prefeitura está desenvolvendo em etapas.

Fazem parte do projeto os dois festivais gastronômicos, o “Festival Boteco Dourados”, que aconteceu em janeiro, e o “Festival Gastronômico Sabores de Dourados”, que acontece entre junho e julho.

Os outros eventos já definidos são o curso de higiene e manipulação de alimentos, a missão à Equipotel (maior feira de hotelaria da América Latina) e visita a restaurantes de São Paulo, a regularização das empresas participantes, uma palestra-show com renomado chefe de cozinha brasileiro.

A criação de uma logomarca para a gastronomia de Dourados e a inserção do maior número possível de empresas no PAS (Programa de Alimento Seguro), do Senac, são outras metas. Essa ação prevê a certificação de bares e restaurantes que atingirem um nível de excelência em qualidade.

Após a apresentação das propostas, os empresários comentaram o projeto e discutiram novas ações. Eles destacaram como importantes a qualificação permanente de mão de obra, a realização de festas e festivais periodicamente e treinamento na área de gestão.

Foram levantadas questões sobre as exigências legais do Imam, Bombeiros e Vigilância Sanitária. O diretor da Vigilância, Villi Shultz, disse aos empresários que a prefeitura será parceira dos empresários na adaptação dos empreendimentos às normas, colaborando e dando prazos para que todos possam ter a estrutura necessária para oferecer um alimento de qualidade.

A votação para a escolha da logomarca do projeto será feita através do site da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br) entre os dias 5 e 30 de maio. São colocadas três opções de marcas para a votação.

Os parceiros do projeto desenvolvido pela prefeitura são a Fundtur, Senac, Sebrae, Sesc, Yantur, Abrasel/MS, Fecomércio/MS, Sindicom e CDL.
(Da assessoria)
.

Comente esta notícia