O projeto “Viagem Teatral” que realiza apresentações gratuitas em 20 municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, durante o mês de maio, chega a Dourados nesta terça-feira (6) com o espetáculo “Os 3Rs”. A peça será apresentada para alunos da rede municipal às 14h30.
Serão nove escolas que levarão 360 alunos para assistir à peça encenada pelos artistas da “Atrapa Trupe”, que tem o patrocínio da Elecnor Concessões e realização da Harmônica Arte e Entretenimento, Ministério da Cultura – governo federal.
As queimadas são um dos principais problemas ambientais de muitas regiões brasileiras. Muito por causa de aspectos naturais, mas também em decorrência do desconhecimento humano. Visando conscientizar e aproximar a população desta temática, os artistas da Atrapa Trupe, de Santa Catarina, trazem o espetáculo “Os 3R’s em “A Grande Missão”, através do projeto Viagem Teatral.
Durante o mês de maio, 20 cidades de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Maranhão e Pará farão parte do circuito e terão a oportunidade de aprender e se divertir gratuitamente com o espetáculo teatral.
As cidades selecionadas possuem redes de transmissão da Elecnor Concessões. De acordo com Gabriela Tavares, o principal objetivo da circulação é permitir à comunidade um encontro social a partir de uma vivência através da arte, estimulando uma relação direta e ativa com os espetáculos.
“Nossa expectativa é fortalecer a conscientização dos problemas relacionados às queimadas e contribuir com a democratização da arte, promovendo o teatro de forma gratuita e beneficiando as classes de baixa renda. Desta forma poderemos compartilhar conhecimentos acerca das temáticas socioambientais, oferecer um cardápio de metodologias participativas baseadas na educação ambiental crítica e sensibilizar os públicos participantes acerca das potencialidades, problemas e conflitos ambientais dos municípios”, destaca.
O espetáculo “Os 3R’s em: A Grande Missão” conta com um cenário confeccionado com reaproveitamento dos resíduos sólidos, que somado à opção em realizar a apresentação em lugares públicos permite já na montagem do cenário uma vivência pedagógica à população, que pode neste momento observar o chamado “lixo” como matéria-prima do cenário.
Através de seus diálogos, os atores esclarecem termos como resíduo orgânico e inorgânico, compostagem, rejeito, reutilizar, reduzir, reciclar, mãe-terra (mãe-natureza), além de outros conceitos que estruturam a temática do meio ambiente. “Com mais esta edição do projeto Viagem Teatral poderemos levar um espetáculo artístico para cidades com pouco acesso à arte e à produção cultural, transmitindo ao público informações relevantes para a sua formação educacional”, destaca Heitor Lins, responsável pelo projeto.