O ano letivo de 2013 nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims) de Dourados teve início nesta quarta-feira (6). Pelo menos 27 mil alunos do maternal ao 9º ano do ensino fundamental estão de volta às salas de aulas em 28 escolas urbanas, 11 rurais, sete indígenas, 26 Ceims e seis instituições que mantêm convênio com a prefeitura no atendimento à educação infantil.
Conforme informação da assessoria de imprensa da prefeitura, a exemplo de 2012, os alunos vão receber kit de material escolar, uniforme em 2013. Este ano tem uma novidade: cada um vai ganhar uma mochila, iniciativa do prefeito Murilo para garantir mais condições de estudo às crianças e ajudar os pais nesse período do ano em que as despesas são grandes.
Os kits começam a ser entregues no dia 18 deste mês, de acordo com a secretária municipal de Educação, Marinisa Mizoguchi. As escolas já estão recebendo os produtos e a direção de cada instituição de ensino vai organizar a entrega aos alunos.
Os alunos dos berçários e Ceims vão receber duas camisetas e uma mochila. Os demais alunos da educação infantil receberão um caderno de 120 folhas, 12 lápis de cor, três lápis pretos nº 2, três borrachas, um apontador, duas camisetas e a mochila.
Um kit semelhante será entregue aos alunos da pré-escolar ao 4º ano, de acordo com o informado pela secretária. Do 5º ao 9º ano serão entregues um caderno de oito matérias, uma caneta azul, três lápis de escrever, três borrachas, um apontador, a mochila e duas camisetas.
Adaptação
A primeira semana de aulas nos Ceims não acontecerá em período integral, principalmente por causa de crianças com menos idade. Para a Secretaria de Educação, por uma questão de adaptação, os alunos serão liberados antes do horário normal, já que poderão sentir a falta dos pais.
Para secretária Marinisa Mizoguchi, esse é um procedimento normal, para o bem da própria criança. Este já é um costume de todo o início de ano letivo, e os pais são devidamente comunicados. Após o Carnaval as aulas serão normais nos Centros de Educação Infantil.
Indefinição
Para o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted), o retorno do ano letivo é marcado por indefinição aos professores. Segundo o presidente do Sindicato, João Azevedo, exsitem pontos na Educação que precisam ser analisados, como no caso referente ao fechamento das salas de tecnologias e do PAE (Programa de Acompanhamento Estudantil).
Existe, de acordo com Azevedo, uma perspectiva de uma resposta positiva do Executivo, já que a administração municipal se comprometeu em realizar levantamentos relativos aos projetos.
O PAE, por exemplo, temcomo objetivo acompanhar e/ou reforçar o aprendizado para aqueles alunos que apresentam dificuldades no aprendizado, já as STE – Salas de Tecnologias têm o papel de inserir a escola no universo da sociedade da comunicação.
O presidente defende que os programas e recursos realizados não devem ser cortados e sim enxergados como investimentos para a educação municipal. Além disso, colaboram para o desenvolvimento dos alunos dentro e fora da sala de aula.
Uma assembleia está marcada para às 9h do próximo dia 15, após o feriado de carnaval, para discutir esses e outros assuntos.