Vários indígenas que moram às margens das rodovias tiveram os barracos queimados durante o incêndio de quinta-feira (22) na BR-463, em Dourados. Muitas famílias não tiveram tempo de retirar as coisas que estavam dentro de suas casas. Barracos de lonas, sapé e madeira foram consumidos pelas chamas.
Vários indígenas ficaram desabrigados. Agentes do Ministério Público Federal foram até os acampados, e os índios reclamaram aos agentes da falta de ajuda por parte da Fundação Nacional do Índio (Funai). Várias casas de lona e sapé foram destruídas, informou o site Dourados Agora.
“Cama, colchão, coberta um restinho de comida e algumas coisas que tínhamos em casa como panelas foi tudo queimado”, disse Roberto Lopes, chefe de uma das famílias que perderam tudo.
Os indígenas estão agora acampados entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o trevo de acesso a Laguna Carapã. Quem tiver roupas de crianças entre dois e 12 anos, cobertores e lonas podem doar às famílias. O telefone de contato é 9918-4565.