Membros da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal e da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados vão se reunir no início da noite desta segunda-feira (10), no plenário da Câmara Municipal de Dourados, com representantes dos produtores rurais para discutir questões fundiárias, envolvendo comunidades indígenas.
A comitiva do Congresso, com cinco deputados e dois senadores, está no Estado desde manhã de hoje. Depois de desembarcarem no aeroporto de Dourados, os parlamentares seguiram de ônibus para Iguatemi, onde visitam o acampamento indígena Pyelito Kue.
A comitiva é formada pelos senadores Randolfo Rodrigues (PSOl/AP) e João Capiberibe (PSB/AP), além dos deputados federais Penna (PV/SP), Gerado Resende (PMDB/MS), Sarney Filho (PV/MA) e Janete Capiberibe (PSB/AP).
Os congressistas vão ouvir os índios acampados, procuradores do Ministério Público Federal que atuam no caso - Marco Antonio Delfim (Dourados) e Pedro Gabriel Gonçalves (Ponta Porã); representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Ponta Porã e do Incra (Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária), além do proprietário da fazenda Cambará, cuja área é reivindicada pelos índios. Eles ocupam duas hectares da fazenda Cambará, que possui 762 hectares, desde novembro do ano passado.
A audiência na Câmara de Dourados estava prevista para às 17h. O retorno dos congressistas a Brasília está previsto para as 20h.