00:00:00 Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025


Dourados Quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 17:17 - A | A

Quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 17h:17 - A | A

Resíduo sólido foi tema central de Conferência do Meio Ambiente em Dourados

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada em Dourados, nesta semana, teve como tema central a política nacional de resíduos sólidos, incluindo produção e consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de emprego e educação ambiental.

O gerente de Desenvolvimento e Modernização do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Lorivaldo Antônio de Paula, abordou sobre a política de resíduos sólidos, criada em 2010. A Lei 12.305 disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, e estabelece metas para o setor, como o fechamento dos lixões até 2014 e elaboração de planos municipais de resíduos.

Em Dourados, distante a 225 quilômetros da Capital, as ações estão voltadas para a construção do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e implementação da coleta seletiva de resíduos urbanos.

Após a abertura do evento, os participantes se reuniram durante todo o dia seguinte na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, quando discutiram todos esses assuntos e foi elaborado um documento com as propostas para a implementação da lei.
 

Coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam) e Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), o evento contou com o apoio da Câmara de Vereadores, Ministério Público e universidades.

Participaram da conferência o presidente do Comdam, Ataufo Stein, o diretor-presidente do Imam, Rogério Yuri Farias Kintschev, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, Madson Valente, o vereador Rafael Matos e representantes de várias entidades.
 

Comente esta notícia