Sexta-feira, 17 de Maio de 2024


Dourados Quinta-feira, 31 de Julho de 2014, 09:53 - A | A

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014, 09h:53 - A | A

Saúde acompanha 850 gestantes em Dourados

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Dourados acompanha 850 gestantes que optaram por fazer o pré-natal na rede pública de saúde. Com atendimento de qualidade, são oferecidos todos os serviços que a mulher precisa para garantir sua saúde e a do bebê.

De acordo com a assessoria, o acompanhamento é feito pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família, que realizam todos os exames e consultas às gestantes de baixo risco. Já para as de alto risco, além do atendimento das unidades básicas de saúde, também têm acesso aos serviços especializados da Clínica da Mulher.

A maioria das douradenses (94%) inicia o pré-natal logo nos primeiros três meses de gestação, considerado período ideal. Nas unidades básicas é oferecido teste rápido de gravidez às mulheres que suspeitam estar gestantes.

Quando confirmada a gravidez, é iniciado o tratamento. Entre os mais diversos benefícios, nas unidades de saúde as gestantes têm acesso a consultas mensais com médico e enfermeiro, sendo que a partir do 8º mês passam a ser feitas a cada 15 dias. Nos encontros são dadas todas as orientações para que as mães tenham uma boa gestação, parto e pós-parto, além de esclarecimento de dúvidas.

As unidades ainda realizam todos os exames e testes necessários para o período. Grande parte dos procedimentos é realizada no próprio posto, com exceção de alguns exames como ultrassom, por exemplo.

Nos postos, as gestantes recebem as vitaminase vacinas necessárias para o período. Também é feita avaliação odontológica logo no começo do pré-natal para, caso necessário, preparar tratamento que deve ser iniciado depois do 4º mês de gestação.

Após o parto, o acompanhamento das equipes de saúde da família continua, para saber se a mãe teve qualquer complicação em decorrência do parto, como sangramentos, por exemplo. Também é feita atenção ao bebê, como é o caso da realização do teste do pezinho.

Aleitamento materno

Desde o pré-natal até o pós-parto, as equipes incluem entre suas orientações a importância do aleitamento materno. Este deve ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e aliado a outros tipos de alimentação até os dois anos de idade.

Os profissionais das unidades de saúde vão passar por oficinas da Rede Amamenta e Alimenta Brasil, que segue durante todo o mês de agosto. Esta é uma das atividades que serão desenvolvidas nas unidades básicas de saúde que estarão entre os dias 1º e oito de agosto envolvidas com a Semana Municipal de Aleitamento Materno. A Semana inicia às 17h desta sexta-feira, dia 1º, no Shopping Avenida Center. Na ocasião haverá exposição de fotos e orientação sobre amamentação por profissionais da saúde.

Às 19h começa o “Mamaço”, ato em que mães se reúnem para amamentação em grupo. A ação visa alertar sobre a importância do aleitamento materno. Todas as mães douradenses que estão em fase de amamentação de seus filhos estão convidadas a participar. Àquelas que comparecerem haverá a distribuição de Sling (tecido usado para carregar o bebê).

Durante todas as atividades de abertura no Shopping e no decorrer da semana nas unidades básicas de saúde, haverá arrecadação de frascos para o Banco de Leite. Os que desejam colaborar devem ficar atentos às especificações, já que os frascos devem estar vazios, serem de vidro e com a tampa de plástico.

A Semana Municipal de Aleitamento Materno foi inclusa no Calendário Oficial do Município este ano, através da Lei Municipal nº 3802 de 24 de junho. Ela faz referência à Semana Mundial de Aleitamento Materno, período em que são adotadas práticas de conscientização sobre a importância e o incentivo à prática.

Comente esta notícia