O secretário municipal de Educação Walteir Betoni disse estranhar o protesto realizado na quarta-feira pelos profissionais da educação para reivindicar melhoria salarial. Segundo ele, a proposta de reajuste encaminhada pela prefeitura foi amplamente discutida com os representantes do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e aprovada por integrantes da diretoria.
“Estranhamos essa manifestação menos de 24 horas depois de fecharmos um acordo com o sindicato da categoria. A Prefeitura de Dourados, durante reunião no dia de ontem, aceitou a proposta do sindicato quanto ao piso nacional e várias outras reivindicações. Não compreendemos o que aconteceu de ontem para hoje”, afirmou o secretário.
Conforme a proposta dos representantes do Simted, acatada pela prefeitura, o município vai conceder reajuste já a partir deste mês para cumprir o piso nacional de R$ 1.451,00 por 40 horas semanais.
Além disso, a administração assumiu o compromisso de provisionar no orçamento municipal de 2013 os recursos para o reajuste dos profissionais do magistério conforme o valor do piso nacional do próximo ano.
Também ficou definida a formação de uma comissão para elaboração do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), com garantia de implantar 1/3 de hora atividade em 2013.
“A proposta que fechamos ontem contempla as duas principais reivindicações dos profissionais do magistério: o piso nacional de R$ 1.451,00 e 1/3 de hora atividade já em 2013”, afirmou o secretário de Educação.(Com informações da Assessoria)