Em Dourados em um lote localizado nas imediações do Trevo da Bandeira saída para Caarapó é possível ver o acumulo de entulhos e materiais descartados como grandes Silos abandonados no terreno particular. Este que tinha arames e proteção até que invadiram descartando as sucatas.
Em entrevista para o Jornal local ~Progresso~ o metalúrgico Ronaldo Gonçalves disse que, há cerca de cinco meses, parte de estruturas metálicos de silo foram deixadas na área que ele cuida. “A única informação que tenho é que foi despejado no lote num final de tarde, mas ninguém anotou a placa do veículo utilizado para transportar a sucata”, disse ele.
O lote de dois mil metros quadrados sempre foi limpo, mas quem descartou as estruturas no local arrancou a cerca do terreno.
“Não sei qual a intenção da pessoa, se ela queria resgatar essa sucata posteriormente ou se realmente abandonou”, acrescentou o metalúrgico, que terá que pagar o serviço de um caminhão guincho para tirar as estruturas, colocadas ao centro do terreno.
Em dezembro equipe do Centro do Controle e Zoonoses (CCZ) esteve no local e constatou que o silo abandonado estava acumulando água parada, um risco para a saúde pública, principalmente quanto a dengue e febre chikungunya.
Ronaldo foi notificado a tirar do local em 30 dias mas, como não fez, voltou a receber nova intimação e, caso não cumpra, será multado. “Esperei pelo dono das estruturas do silo, mas como não se manifestou, terei que arcar com as despesas de retirada dessa sucata”, concluiu.
Na próxima semana vence o prazo dado pela prefeitura, quando ele removerá as estruturas do local.