O Teatro Municipal de Dourados sedia até o dia 2 de maio o projeto cultural Museu Itinerante Monsanto, que reúne reproduções de obras de artistas consagrados, como os franceses Edgard Degas e Claude Monet, o holandês Vincent Van Gogh e os brasileiros Di Cavalcanti e José Pancetti.
A abertura do evento aconteceu nesta terça-feira, dia 8, com a presença do secretário de Cultura Carlos Fábio, a diretora de Ensino da Secretaria de Educação Mariolinda Ferraz que representou a secretária de Educação Marinisa Mizoguchi, e representantes da Monsanto e da Elo3 Integração Empresarial.
A democratização das artes é o objetivo da exposição, que vai receber em Dourados cerca de dois mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, até o mês que vem, segundo Mariolinda Ferraz. “É uma possibilidade de aguçar o olhar das crianças para a arte. O estudante vai interpretar as obras, falar e reproduzir. A visitação oportuniza o desenvolvimento da oralidade, pois o aluno está ali, frente a frente com a obra de arte. Para os professores será uma possibilidade diferenciada de reforçar o que está acontecendo na sala de aula”, avaliou Mariolinda.
Denominada “Arte/Água: essenciais para a vida, você já pensou nisso?”, a exposição está pela primeira vez em Mato Grosso do Sul. Desenvolvida pela Elo3 Integração Empresarial, com curadoria da artista plástica Vera Barros e patrocínio da Monsanto do Brasil, a mostra reúne 40 reproduções de obras que retratam a importância da água para a vida humana.
As obras de arte foram escolhidas e organizadas em painéis, em cinco blocos temáticos - Rio, Barco e Luz; Mar; Corpo e Saúde; Nuvem, névoa, neve e chuva e Planta e bicho. A exposição acontece desde 2008 e já passou por mais de 40 cidades, voltada para estudantes de escolas públicas.
A exposição é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de agendamento. Grupos escolares e outros interessados podem agendar visitas guiadas à exposição por meio da Secretaria de Educação, que apóia o evento.
“Ao apreciar as obras da exposição com atenção e calma, o visitante poderá se surpreender e ser levado a refletir sobre a maneira como ele se relaciona tanto com a arte, quanto com a água”, destaca Vera Barros, responsável pela seleção das obras.
Para a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Monsanto, Isabela De Marchi, ampliar o acesso à cultura é uma forma de promover a inclusão social. “Reforçar a importância desse elemento natural, por meio da arte, ilustra também o compromisso público assumido pela Monsanto, de trazer ao mercado sementes que reduzam em um terço a quantidade de água usada no campo”, comenta.
Outra característica do Museu Itinerante Monsanto é a valorização da produção artística das regiões por onde passa, por meio da exposição de obras de artistas locais. Em Dourados, serão expostas obras das artistas Ninha Biagi, de Caarapó e Tetê Irie, de Dourados.
SERVIÇO
Data: de 8 de abril a 2 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: Teatro Municipal de Dourados - Av. Presidente Vargas, s/n - Parque dos Ipês - Vila Tonani
Entrada franca
(Da assessoria)
.