Para garantir a inclusão dos deficientes visuais existe o vereador Cido Medeiros (DEM) está propondo às concessionárias de energia elétrica, telefonia e de água que passem a emitir as contas também em braille.
Um projeto de lei nesse sentido foi apresentado na sessão desta segunda-feira, 16 de abril, na Câmara de Vereadores. De acordo com a proposta do vereador, para ter direito ao recebimento do boleto, o deficiente visual necessitaria apenas comprovar que reside no imóvel, sem a necessidade de ser o proprietário.
O projeto prevê aplicação de multa de dez salários mínimos para as empresas por cada solicitação não atendida. “Ao receber as contas em suas residências, os deficientes visuais têm que pedir a outra pessoa para ler o valor e conferir o consumo do mês”, disse Cido.
Segundo ele, “esta tarefa torna o deficiente dependente e é um atraso nos direitos do cidadão portador de deficiência. Com a impressão das principais informações em braille, o próprio deficiente terá condição de conferir sua conta e fazer suas reclamações”.
Braille
Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato para cegos inventado pelo francês Louis Braille em Paris no ano de 1827.
O sistema de braille aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos distintos. Um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto.