O fechamento do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, desde a noite de sábado (13), já afetou 25 mil passageiros da companhia aérea Azul até o fim da manhã desta segunda-feira (15). O balanço foi divulgado pelo diretor de comunicação da empresa, Gianfranco Beting.
Todos os pousos e decolagens foram cancelados em Viracopos após um incidente com um avião de carga às 20h de sábado. Um dos pneus do trem de pouso da aeronave estourou na aterrissagem e o cargueiro ficou parado na única pista de Viracopos. Não há prazo para liberação das operações.
Até o meio-dia desta segunda-feira, 416 voos haviam sido cancelados, segundo balanço da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A Azul também divulgou o cancelamento de todas as operações no aeroporto até as 15h, com total de 450 chegadas e partidas da companhia.
No site da empresa, o voo de Dourados à Campinas que deveria sair às 3h05 foi cancelado e o de amanhã (16) ainda não foi confirmado se decolará.
A aérea representa 85% do movimento de passageiros no terminal. Quinze aviões da empresa estão parados no aeroporto. Este é o maior período de fechamento de Viracopos nos últimos dez anos, segundo a Infraero.