Dourados fechou o semestre como a cidade que mais gerou empregos no Mato Grosso do Sul. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgado na última sexta-feira (17), foram criados quase mil empregos na cidade nos primeiros seis meses de 2015.
Dourados fechou o primeiro semestre deste ano com a criação de 963 novos empregos, se isolando na liderança em Mato Grosso do Sul. Cada vez mais se consolidando como polo regional forte, os serviços fez a diferença e a cidade se mantém firme na geração de empregos, mesmo diante da crise econômica que assola o país. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego) e foram divulgados no final da tarde de sexta-feira.
Nos primeiros seis meses de 2015, Dourados contratou com carteira assinada 14.908 trabalhadores e demitiu 13.945, resultando no saldo de 963. O segundo colocado é Nova Andradina, com 415 e o terceiro Rio Brilhante com 327. Os três piores são Três Lagoas, que fechou 1.071 postos de trabalho, Campo Grande com saldo negativo de 844 e Naviraí, que fechou 696.
No semestre, o melhor setor foi disparadamente o de serviços, que criou 884 novos postos de trabalho, seguido pela Indústria de transformação, que criou 175 e da agropecuária, com 38 e dos serviços industriais de utilidade pública, com 31. O pior setor foi o da construção civil, com fechamento de 147 vagas de trabalho, seguido do comércio, que fechou 13. Dourados se destaca na geração de emprego no Estado desde o início do ano, com a sequencia sendo interrompida em maio, com um pequeno saldo negativo. Mas em junho a geração de empregos se recuperou, fechando o mês com a criação de 241 novas vagas. Em junho o comércio, que vinha negativo se recuperou e contratou 151 trabalhadores. A segunda melhor contratação do mês foi o do setor de serviços, com 130.
Para o prefeito Murilo Zauith, o crescimento do emprego está relacionado a condição natural de logística de Dourados, polo de comércio e serviços para mais de 30 municípios. Além disso, o bom desempenho da indústria local, que cresce bastante em ampliação e instalação de pequenos e médios empreendimentos também colabora. “Dourados vive uma nova realidade; hoje há uma gestão eficiente, que é fundamental para o crescimento da atividade econômica. Quando o empresário confia na gestão pública ele investe e cidade cresce. Estamos no caminho certo”, ressalta.