A Prefeitura de Dourados por meio do Procon, cria programa de apoio a pessoas que enfrentam problemas por dívidas diversas. “Saindo do sufoco” é a sugestão para esse serviço, que terá parceria com outros segmentos já contatados e que deverão contribuir significativamente para o processo.
O assunto foi discutido na última semana pelo prefeito Murilo Zaiuth e o diretor do Procon, Rozemar Mattos, o procurador geral do município, Rodrigo de Farias Machado, o auditor da Unigran, Domingos Renato Venturini, quando foi firmada a parceria com a universidade, através dos cursos nas áreas de ciências administrativas e contábeis.
O programa tem como finalidade reduzir o número de pessoas endividadas, auxiliando, através de profissionais, as negociações das dívidas, entre elas as contas de cartão de crédito, financiamentos, cheques, crediário e lojas. Basta a pessoa procurar o Procon, apresentar suas dívidas que o órgão vai chamar os credores em audiência extrajudicial e atuar como intermediário para negociar melhores condições de pagamento.
Além disso, o órgão pretende desenvolver outras ações como palestras que possam orientar sobre orçamento e controle financeiro. O participante poderá, a partir das orientações, se organizar melhor no controle de suas contas e também, descobrir caminhos mais fáceis para saldar seus débitos e saber se o que está sendo cobrado é legalmente permitido.
Como meio de facilitar ainda mais as negociações o Procon procurou a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) e a CDL (Câmara de Dirigentes Logistas), as quais confirmaram participação no programa, entendendo que se trata de um mecanismo a mais para que o empresário possa receber dívidas antigas e o consumidor saldar seus compromissos e retomar o crédito.
Para o prefeito, a intermediação do Procon nestas situações é de fundamental importância por se tratar de uma grande possibilidade, principalmente para o consumidor, de resolver questões financeiras pendentes, quitando dívidas sem prejuízo ao orçamento familiar.