00:00:00 Sábado, 21 de Dezembro de 2024


Economia Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 13:32 - A | A

Quinta-feira, 18 de Maio de 2023, 13h:32 - A | A

Economia

Recuperação econômica coloca Dourados entre os dez melhores PIBs do Centro-Oeste

Índice monitorado pelo BC e avaliação máxima pelo Tesouro Nacional fazem o município se destacar na capacidade de atrair investimentos

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Paulo Takanada

Dourados

Dourados se firma entre as principais economias do Centro-Oeste

O município de Dourados figura pelo terceiro ano consecutivo com nota máxima em avaliação feita pelo Tesouro Nacional em relação à capacidade de saldar suas dívidas, sejam de curto, médio ou longo prazo. Mas a “Capag A” não é o único sinal de recuperação econômica apresentada desde o início da gestão Alan Guedes. Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBC-Br), monitorado pelo Banco Central, Dourados tem o Produto Interno Bruto (PIB) entre as dez melhores cidades da região Centro-Oeste. 

Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

Alan Guedes

Prefeito de Dourados Alan Guedes

 

A maior e mais populosa cidade do interior do Estado se destacou no levantamento que considera índices econômicos e sociais, como agricultura, comércio, serviços às famílias e construção civil. No geral, foram listadas 30 municípios da região, sendo dez deles do Mato Grosso do Sul. No ranking interno, Dourados com PIB de R$ 10,8 bilhões, está atrás apenas de Campo Grande e Três Lagoas. 

 

Orgulhoso do novo patamar ao qual Dourados atingiu, o Prefeito Alan Guedes reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento local e destaca o potencial econômico da cidade.

 

“Nossa cidade é a maior do interior Estado de Mato Grosso do Sul, e, sem dúvida, um dos maiores polos regionais de investimentos e desenvolvimento do Centro Oeste. Nós temos atuado com afinco para facilitar os investimentos e empresas na cidade e para a geração de emprego e renda para a população. Hoje Dourados está de volta aos municípios com maiores PIBs da região e logo vamos fazer esses números subirem”, afirma.

 

Nos anos de 2013 e 2019, por exemplo, a cidade esteve em segundo lugar no ranking da região, e os resultados obtidos no ano passado comprovam a recuperação econômica e o avanço da atual gestão para que a cidade retome o papel de destaque nacional. Conforme os dados, em 2023 o fomento fiscal a implantação de investimentos privados de porte deve elevar ainda mais o patamar municipal.

 

Comente esta notícia