O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, representou o prefeito de Dourados, Alan Guedes, em evento nesta terça-feira (26) na Unigran que teve a participação do ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro.
O encontro foi direcionado aos acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia. O chefe da Semdes marcou presença na palestra do ministro que abordou a “Implantação da Rota Bioceânica”. “Aproveitamos o encontro com o ministro João Carlos Parkinson de Castro, que tem um grande apreço por Dourados e entregamos a ele, a Agenda de Desenvolvimento Regional do Programa Líder Sul e o perfil sócio-econômico atualizado, com o intuito de mostrar ao ministro as potencialidades do município, além dos projetos da gestão Alan Guedes”, explica Cleriston.
O evento organizado pela Unigran, também contou com uma palestra “Integração Logística Internacional” ministrada pelo arquiteto Odilon Trindade Valençoela, egresso da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade. Ele é o idealizador Projeto FerroGuarani.
Rota Bioceânica
A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário com 2,3 mil quilômetros, que interliga o Oceano Atlântico aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, cortando o Brasil, Paraguai e Argentina. O objetivo é encurtar as distâncias, otimizando as exportações do Centro-Oeste brasileiro a mercados como Ásia, Oceania e Estados Unidos, inclusive, com custo menor por container, em relação aos embarques feitos dos terminais no sudeste e sul do Brasil.