A comissão organizadora do 6º Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (Enei) se reuniu com a prefeita de Dourados Délia Razuk nesta semana e confirmou o evento entre os dias 11 e 15 de outubro. O tema central ‘Lutas, Resistências, Territorialidade: Do Tekoha à Universidade’ e será realizada na Aldeia Jaguapiru.
A programação terá atividades culturais, palestras e exposições que contará inclusive com ato na Praça Antônio João. Conforme a universitária Adrieli Marques, 22, da organização do Enei, já são 400 participantes confirmados, entre estes indígenas que virão da Bahia, Rio Grande do Sul, Manaus, Paraíba, Goiás e até da Colômbia.
“Vamos mostrar que nossos indígenas estão buscando a graduação e que temos índios mestres e doutores. Vamos tocar na importância disso, pois depois o benefício é para toda a comunidade indígena, quando eles trazem sua formação e atuam com os serviços aqui”, disse Adrieli que destaca a riqueza cultural e a oportunidade da troca de experiências entre as etnias.
“Nossa comunidade tem buscado se especializar, hoje contamos com o transporte para universidade, de forma gratuita, o que aconteceu nessa gestão e são muitos que têm buscado o mundo acadêmico. Temos evoluído em qualidade de vida e precisamos mostrar isso para mídia, que, muitas vezes, insiste em abordar temáticas negativas. Queremos o contraponto, mostrar o que temos de bom, nossas culturas, a vontade de crescimento do nosso povo”, destaca a organizadora abordando outras temáticas do evento como: Mulheres indígenas, Gênero, sexualidade e feminismo Indígena, Etnomídia: a tecnologia a favor da comunidade.
O Enei está em sua sexta edição e a escolha de Dourados para esta edição aconteceu no evento de 2016, no Pará. Todas as atividades serão abertas para participação da comunidade em geral.