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Prefeitura investe para ampliar as vagas nos CEIMs e aumentar a qualidade na alimentação e atendimento
A Prefeitura de Dourados comemora os números atingidos em atendimento de crianças pelos Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs). Em quatro anos, de três mil e quinhentas crianças atendidas nos 37 centros, agora são seis mil e quinhentas e a meta até o fim de 2016 é ter oito mil crianças nos CEIMs com mais 11 unidades entregues.
O primeiro deles é o CEIM Pedro da Silva Motta, no Jardim Guaicurus, que começou a atender as crianças no início do ano e conta com quase 200 alunos. Além de construir novos CEIMs, a Prefeitura reforma os já existentes. “Quase 90% deles já passaram por reformas físicas e chegaremos a 100% até o término deste mandato”, afirma Marinisa Mizoguchi, secretária municipal de Educação.
E não é apenas em estrutura que a educação infantil avança em Dourados, mas também em qualidade. A Secretaria de Educação trabalha para que todos os profissionais da educação infantil atuem como professor. Hoje todos CEIMs de Dourados já contam com profissionais de nível superior. Para isso, incentiva o profissional a qualificar-se.
A brinquedoteca, espaço preparado para estimular a criança a brincar, foi ampliada, com uma grande variedade de brinquedos. “Isso dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico, onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar, e enriquece a criança. São brinquedos pedagógicos, não são simplesmente brinquedos por brinquedos”, explica Marinisa.
Foram implantadas também as ‘Bebetecas’ nos Ceim’s. São 31 funcionando, cujo kit é formado por 80 livros pedagógicos para as crianças de até quatro anos de idade, contemplando alunos do maternal até o pré I. A ideia nasceu de uma pesquisa realizada entre nos CEIMs. Os livros são ricos em imagens e cores, aguçando os sentidos da criança.
As crianças também recebem o kit escolar, formado por uniformes e tênis. Outro avanço é na alimentação com foco na qualidade. A Prefeitura visa a oferta de alimentos saudáveis aos alunos para suprir todas as necessidades nutricionais do aluno. A proposta é a alimentação também como forma de educação alimentar.
Os alunos recebem ainda acompanhamento de nutricionistas na avaliação regular do seu desenvolvimento corporal. A avaliação peso x altura da criança é feita regularmente, indicando a necessidade de acompanhamento nos casos necessários. Há também orientações sobre armazenamento, preparo e distribuição de alimentos, através das palestras e atividades educativas como, teatro e outras formas lúdicas de comunicação.