O movimento de ocupação de escolas e universidades pelo País chegou à Dourados na noite desta quarta-feira (9). Uma assembleia que reuniu acadêmicos e servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) decidiu ocupar o prédio onde funciona a Unidade 1 da instituição. Localizado na Vila Progresso, no local funciona também a reitoria da Universidade.
A ação tem como foco principal protestar contra a PEC 55 – antiga 241 –, denominada pela oposição como "PEC da Maldade", que tramita no Senado e prevê o congelamento de gastos públicos nos próximos 20 anos. A Universidade ainda não se pronunciou oficialmente à respeito do ato.
Nesta quarta, a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado deu parecer favorável à medida que deve ser votada até o final do ano.
Na sexta-feira (11), técnicos-administrativos e professores da unidade farão panfletagem na avenida Guaicurus, próximo ao trevo de acesso à Cidade Universitária e depois participarão de um movimento na Praça Antônio João, com sindicalistas e movimentos sociais.