Divulgação/Comitê Olímpico
Com peso entre 1kg e 1,5kg e 63,5cm de altura, tocha passará por cerca de 500 cidades, dentre elas, Dourados
Equipe que compõe o Grupo 4 do Comitê de Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica das Olimpíadas do Rio 2016, esteve em Dourados, na quarta-feira (8) e quinta-feira (9), para definir o trajeto da tocha na cidade. Segundo assessoria da Prefeitura de Dourados, as coordenadoras do Comitê, Paola Burle e Antônia Moura, se reuniram como prefeito Murilo Zauith, para discutir a formação de um comitê local, composto por membros representantes de secretarias e de órgãos de segurança pública.
A previsão é de que a tocha olímpica passe por Dourados na penúltima semana de julho e percorra entre 13 e 15 quilômetros de ruas na área central e bairros. O traçado já está pré-definido a partir de um estudo feito em conjunto com a Prefeitura, porém, o comitê local indicará ajustes ao comitê nacional para tornar mais bonito e de modo a contemplar mais pessoas.
Divulgação/Assessoria
Tocha percorrerá entre 13 e 15 quilômetros na área central e bairros de Dourados
Dourados é uma das 83 cidades do Brasil chamadas “Cidades Celebração”. São cidades onde será feito o fim do revezamento a cada dia, com um grande evento, que será na Praça Antônio João. Haverá inclusive shows musicais, com atração nacional. O trajeto final da tocha em Dourados e também no Brasil só será divulgado quando estiver tudo definido. Por enquanto só estão definidas as 83 cidades principais. Durante o percurso pelo Brasil a tocha passará por 300 cidades em todas as regiões.
A seleção das pessoas que conduzirão a tocha será feita pelos patrocinadores oficiais do revezamento, como Coca-Cola, Nissan e Bradesco. O cadastro já está aberto e serão feitas quatro campanhas nacionais nesse sentido até outubro. Cada condutor correrá com a tocha por um percurso de cerca de 200 metros. Eles deverão ter no mínimo 12 anos de idade completos, não podem ter cargo político e nem antecedentes criminais. Murilo Zauith pretende criar eventos paralelos ao evento principal, para que Dourados seja uma das cidades celebrações mais bonitas na rota de revezamento da tocha.
Em outubro, Paola e Antônia voltam a Dourados para mais uma reunião de trabalho com o comitê local, ajustando as ações para a passagem da tocha. Participaram da ruenião, além das integrantes do Comitê de Revezamento, Antônio Coca, diretor-presidente da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), além de secretários e representantes de secretárias, Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e DOF.