Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Cássio foi novamente decisivo em jogo que igualou a marca de Gylmar dos Santos Neves
No jogo em que igualou a marca de Gylmar dos Santos Neves como 2º goleiro que mais defendeu o Corinthians, Cassio brilhou nas cobranças de pênaltis e garantiu a classificação do Timão à segunda fase da Copa Sul-Americana no duelo desta quarta-feira (27) contra o Racing, na Argentina.
Depois de empatar em 1 a 1 em Itaquera, os times voltaram a se enfrentar, desta vez no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda, e em um duelo com muito equilíbrio o Corinthians saiu atrás do placar, mas mostrou força no segundo tempo principalmente após a entrada de Vagner Love, igualou o placar e superou os argentinos nos pênaltis com duas defesas de Cássio em seu jogo 395 com a camisa corintiana.
O confronto começou com o Corinthians buscando o ataque, mas logo preferiu se fechar atrás e esperar por uma oportunidade que não veio nos primeiros 45 minutos. O Racing, que já jogava pelo empate sem gols, aproveitou os espaços deixado no meio-campo e abriu o placar aos 41. Neri Cardozo cruzou da direita e o ex-palmeirense Cristaldo subiu mais que a marcação para completar de cabeça e colocar os argentinos em vantagem. O Equatoriano Sornoza teve a melhor oportunidade do empate, mas parou em Arias na cobrança de falta.
Obrigado a fazer gols, Fábio Carille mudou o time no intervalo e voltou com Vagner Love no lugar de Clayson. A mudança surtiu efeito e o Timão dominou o segundo tempo. Aos 5 minutos, após cobrança de escanteio, a defesa do Racing não afastou e o atacante corintiano completou de voleio para o fundo do gol.
Logo após o empate, Vagner Love teve a bola da classificação em rápido contra-ataque puxado por Pedrinho que lançou Gustagol e este deixou Love sozinho dentro da área para finalizar, mas o goleiro Arias evitou o gol com uma defesa milagrosa.
Se segurando contra a pressão do Racing, o Corinthians conseguiu garantir o resultado igual ao do jogo de ida e a decisão foi mesmo para a disputa por pênaltis.
Foi a vez de Cássio de brilhar. Ele defendeu as cobranças de Nery Domínguez e Solari, e ainda contou com a sorte em chute para fora de Cristaldo. Pelo Corinthians, Gustavo, Mateus Vital, Vagner Love Richard e Fagner marcaram, mas Sornoza bateu por cima e Danilo Avelar acertou a trave na última cobrança da série de cinco. Mesmo assim, os brasileiros avançaram após dois chutes para cada time nas cobranças alternadas. O adversário na próxima fase será conhecido após sorteio.