O Cuiabá não deu sorte na partida de ida da final da Copa Verde. Jogando no Estádio Mangueirão, em Belém, foi goleado pelo Remo-PA por 4 a 1 e vai precisar de uma virada histórica para conquistar o título. Com um jogador a menos desde metade do primeiro tempo, o time mato-grossense não teve força para segurar o adversário e só uma vitória por 3 a 0 ou, se o Remo marcar, por quatro gols de diferença, vai manter o título em Cuiabá.
O jogo de volta, com arbitragem do sul-mato-grossense Paulo Henrique Vollkopf, acontece na próxima quinta-feira (7), às 21h, na Arena Pantanal. O campeão garante vaga na Copa Sul-Americana de 2016.
O jogo
Empurrado pela torcida que compareceu em bom número ao Mangueirão, o Remo encontrou dificuldades com a ajustada marcação visitante, mas conseguiu, com
paciência, controlar a bola e se firmar com ligeira superioridade. Assim, os paraenses foram à rede, aos 19 minutos.
Após falha grotesca da defesa, Bismarck dominou em boas condições e acabou derrubado por Ricardo Braz, o último homem da defesa, na área. O árbitro marcou pênalti e expulsou o zagueiro do Cuiabá. Na cobrança, Rafael Paty concluiu com força, no meio do gol, e viu Willian Alves escolher o canto esquerdo.
Mesmo com um a menos, o Cuiabá não se desesperou e conseguiu o surpreendente empate quando o relógio apontou a marca dos 23. Aproveitando bola alçada na área, Nino Guerreiro testou firme e exigiu bela defesa de Fabiano. No rebote, contudo, estava Kaique. Livre, o camisa 7 não encontrou empecilhos para balançar a rede mandante. Passado o susto, o Remo demonstrou calma para envolver o valente adversário e voltou a impor vantagem. Aos 33 minutos, Ratinho arriscou da intermediária e venceu Willian Alves. O preciso petardo morreu no ângulo esquerdo cuiabano.
A resposta dos mato-grossenses veio com 42 jogados. Em cobrança de falta, Raphael Luz concluiu com capricho e carimbou o travessão da meta de Fabiano. A bola ainda ficou viva na área, contudo, Max se antecipou aos dianteiros e afastou o perigo. No lance seguinte à bola na trave sofrida, o Remo conseguiu o terceiro tento. Eduardo Ramos ergueu a cabeça e alçou a bola na área, com categoria. Atento, Rafael Paty concluiu de primeira, com um voleio e surpreendeu Willian Alves.
Durante a segunda etapa, a equipe da casa impôs bom ritmo de jogo e procurou decretar a goleada, que encaminharia o título inédito. O almejado tento, após muita insistência, foi consolidado aos 44 minutos. Acionado por Val Barreto, Warian Santos fez o trabalho de pivô, girou sobre a marcação e chutou rasteiro, no canto de Willian Alves, fechando o marcador.
FICHA TÉCNICA
REMO 4 x 1 CUIABÁ
Local: Estádio Mangueirão, em Belém-PA
Data: 30 de abril de 2015, quinta-feira
Horário: 19h40 (de Brasília)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado-TO
Assistentes: Francisco Casimiro de Sousa-TO e Marcos Santos Vieira-AM
Cartões amarelos: Ilaílson (Remo); Felipe Blau e Felipe Alves (Cuiabá)
Cartão vermelho: Ricardo Braz (Cuiabá)
GOLS: REMO: Rafael Paty, aos 21 e 44 minutos do primeiro tempo; Ratinho, aos 33
minutos do primeiro tempo; e Warian Santos, aos 43 minutos do segundo tempo
CUIABÁ: Kaique, aos 23 minutos do primeiro tempo
REMO: Fabiano; Levy, Max, Igor João e Alex Ruan (Jadílson); Warian Santos e
Ilaílson; Ratinho, Eduardo Ramos (Val Barreto) e Bismark (Sílvio); Rafael Paty
Técnico: Cacaio
CUIABÁ: Willian Alves; Gean, Ricardo Braz, Egon e Maninho; Bogé, Felipe Blau,
Raphael Luz e Kaique (Grafite); Felipe Alves (Diego Macedo) e Nino Guerreiro
(Murilo Ceará)
Técnico: Fernando Marchiori