Assecom/Arquivo
Maratona do Fogo é competição tradicional entre Dourados e Fátima do Sul
A 9ª Maratona do Fogo será realizada este ano no dia 6 de setembro, um domingo, véspera do feriado da Independência do Brasil. A prova, que costuma reunir competidores de todo o Brasil, é tradicionalmente realizada em julho, mas este ano precisou ser adiada porque o Governo do Estado através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) conseguiu aprovar os recursos para realização do evento somente na última sexta-feira, dia 12.
Para que a prova acontecesse na sua data costumeira, a liberação dos recursos teria que acontecer em março. “Precisamos de no mínimo 60 dias para organizar, já que todas as despesas precisam ser licitadas”, explica o diretor presidente da Funed (Fundação de Esporte de Dourados), Antônio Coca. Medalhas, troféus, camisetas, gelo, água, camisetas, entre outros itens, são exemplos de materiais que precisam ser adquiridos.
Para escolha da nova data, a Funed ouviu atletas e dirigentes de grupos de corrida de Dourados. “Com a competição em setembro, os atletas terão mais tempo para treinar. Sem contar que a temperatura será mais agradável, já que estará mais quente”, lembra Coca.
A abertura das inscrições está prevista para a segunda quinzena de julho. Estas serão feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br) e não haverá custo para o competidor. A prova será de 42 quilômetros com largada na praça central de Fátima do Sul e chegada à praça Antônio João, em Dourados. “Só estão competindo aqueles que completam a prova. Mas, muitos corredores usam a estrutura como treino e preparação para outras competições que já estão no calendário, como a Meia Maratona que será realizada na primeira semana de novembro”, complementa o diretor.
A Maratona do Fogo é realizada em homenagem aos bombeiros. Este ano a competição ainda foi incluída ainda no calendário oficial comemorativo dos 80 anos de Dourados.