Dourados vai sediar nos dias 24 a 30 de agosto o 10º Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS), que é uma realização da prefeitura, através da Funed (Fundação de Esportes de Dourados) junto com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso).
Segundo o gerente de projetos da Fundesporte, o professor Levy Britto Coutinho, os últimos detalhes devem ser tratados nesta semana entre a prefeitura e Fundesporte. A previsão é que o evento utiliza toda a estrutura da reserva de Dourados para as competições.
Também estão previstas a participação de todas as todas as etnias do Estado, como a Guató, Guarani, Kaiowá, Terena, Ofayé e Kadiwéu. As equipes que pretendem participar devem representar a Aldeia localizada em reservas indígenas oficializadas pela Funai.
O regulamento ainda está para ser consolidado, mas provavelmente terá as mesmas modalidades de competições dos anos anteriores, como diversos jogos, como futebol, vôlei, entre outros, além de atletismo e competições da tradição nativa, como arco e flecha, lança nativa, cabo de guerra, travessia com canoa, travessia a nado, pescaria, entre outros. Parte dos jogos deverão ser na Vila Olímpica, na aldeia Jaguapiru, onde possui espaços para a prática de quase todos esses esportes.